Durão Barroso nomeia Vítor Gaspar como conselheiro da UE

Ex-ministro das Finanças vai presidir ao Grupo de Alto Nível para a Tributação da Economia Digital, um cargo não remunerado.

Foto
O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, vai ao Parlamento na quarta-feira Enric Vives-Rubio

Vítor Gaspar foi nomeado por Durão Barroso para a presidência do Grupo de Alto Nível para a Tributação da Economia Digital, segundo revela o semanário Expresso, neste sábado. Trata-se de um cargo não remunerado, acrescenta o semanário.

O grupo, cuja constituição está a ser finalizada, terá a missão de apoiar a Comissão Europeia, presidida por Durão Barroso, no desenvolvimento de uma política fiscal para aquele sector.

A nomeação foi confirmada pelo próprio ex-ministro das Finanças de Portugal, que se demitiu a 1 de Julho deste ano, queixando-se da falta de coesão do Governo e reconhecendo que o falhanço nas metas orçamentais “minou” a sua confiança enquanto número dois do executivo de Passos Coelho.

Para Vítor Gaspar, esta nomeação é um regresso à missao de aconselhar a Comissão Europeia, tarefa que exerceu a tempo inteiro, entre Fevereiro de 2008 e Março de 2011, quando integrou o Bureau of European Policiy Advisors, recorda o Expresso. "Em toda a minha carreira profissional estive sempre ligado a assuntos europeus", declara o ex-governante, ao mesmo jornal.

Outro antigo membro governamental, desta vez do executivo de José Sócrates (PS), foi nomeado nesta semana por Durão Barroso para funções semelhantes de aconselhamento. Trata-se de Maria Manuel Leitão Marques, antiga secretária de Estado da Modernização Administrativa, que coordenou o programa Simplex. Foi indigitada para o Grupo de Alto Nível para a Redução do Peso Administrativo, cargo igualmente não remunerado, acrescenta o semanário.

No passado recente, Durão Barroso já tinha nomeado o economista Vítor Bento e o ex-líder da UGT, João Proença, para cargos de conselheiros.

Sugerir correcção
Comentar