Dois Presidentes almoçam juntos em Belém

Cavaco Silva recebe quinta-feira o seu sucessor na residência oficial do chefe de Estado. À tarde, Marcelo vai ao Parlamento, onde é recebido por Ferro Rodrigues, e à noite janta com o primeiro-ministro em S. Bento.

Foto
A Flash mob será à frente do Palácio de Belém PÚBLICO/Arquivo

O Chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, recebe na quinta-feira o Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, em audiência, oferecendo-lhe de seguida um almoço.

De acordo com a agenda divulgada pela Presidência da República, a audiência de Cavaco Silva a Marcelo Rebelo de Sousa está marcada para as 12h30, no Palácio de Belém.

Logo na noite das eleições, no domingo, o Presidente da República telefonou ao seu sucessor, felicitando-o pelo êxito alcançado na eleição para a Presidência da República Portuguesa" e desejando-lhe "os maiores sucessos no exercício de funções de grande exigência e fundamental importância para o futuro de Portugal e dos portugueses".

Mais tarde, Marcelo Rebelo de Sousa vai ao Parlamento, onde é recebido pelo presidente da Assembleia da República às 16h30, durante o plenário. E à noite sobe à residência oficial do primeiro-ministro, onde janta com António Costa.

Marcelo Rebelo de Sousa foi no domingo eleito Presidente da República com 52% dos votos, uma percentagem acima dos 50,5% conseguidos na primeira eleição pelo seu antecessor, Cavaco Silva, em 2006.

O ex-líder do PSD e comentador político tornou-se no quinto Presidente da República portuguesa desde o 25 de Abril de 1974, numas eleições em que se registou uma abstenção de 51%.

Segundo os dados do Ministério de Administração Interna, Marcelo obteve 52%, seguindo-se Sampaio da Nóvoa (22,89%), independente apoiado por personalidades do PS, Marisa Matias (10,13%), apoiada pelo BE, Maria de Belém (4,24%), militante do PS, Edgar Silva (3,95%), apoiado pelo PCP, Vitorino Silva (3,28%), Paulo de Morais (2,15%), Henrique Neto (0,84%), Jorge Sequeira (0,3%) e Cândido Ferreira (0,23%).

Marcelo Rebelo de Sousa tomará posse como Presidente da República a 9 de Março. Nos termos da Constituição, o Presidente eleito toma posse perante a Assembleia da República no último dia do mandato do Presidente cessante.

Sugerir correcção
Comentar