Do hedonismo de Poiares Maduro ao arroz de cabidela da mãe de Duarte Marques

O coelho é o animal preferido de Durão Barroso, “em homenagem” ao eurodeputado e director da Universidade de Verão do PSD, Carlos Coelho, e ao actual líder do partido, Passos Coelho.

As preferências dos convidados estão em livros para os alunos
Fotogaleria
As preferências dos convidados estão em livros para os alunos Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso

O "hedonismo em geral" é um dos hobbies preferidos do ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro. Já a historiadora Maria de Fátima Bonifácio não tem hobbies e, na comida, gosta de tudo o que engorda e faz mal à saúde. O prato preferido de Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, é a tosta mista, enquanto o do deputado social-democrata Duarte Marques é o arroz de cabidela da mãe. O porta-voz do PSD, Marco António Costa, gosta de ver a série House of Cards e o eurodeputado Paulo Rangel escolhe o Trainspotting, de Danny Boyle, como filme de eleição.

Tal como em edições anteriores, nesta Universidade de Verão do PSD, a decorrer até 30 de Agosto em Castelo de Vide, os oradores são desafiados a levantarem um pouco o véu acerca dos seus gostos. Nas informações distribuídas pelos cem jovens inscritos, ao lado de alguns extensos e técnicos currículos, aparecem pequenas fichas com respostas tão sintéticas como surpreendentes acerca das preferências dos convidados.

O vice-presidente e porta-voz do PSD, Marco António Costa, admite que o seu hobby é o cinema e deixa duas sugestões: o filme Lincoln e a série House of Cards. Quanto a leituras, dá como dica para as férias “um autor português de sucesso internacional: Daniel Silva”, com o livro O Caso Rembrandt. Quanto a comida, é a tradicional portuguesa. Animal: cão. E a qualidade que mais aprecia, a honestidade.

“Camarão de Espinho de entrada, uma sopa de peixe feita por mim e leitão da bairrada fariam uma refeição perfeita”, escreve o presidente do grupo parlamentar do PSD Luís Montenegro, que gosta de praticar voleibol de praia e tem uma predilecção pelo golfinho. Aprecia a honestidade e, quanto a filmes, escolhe Dossier Pelicano (Alan J. Pakula). Nas leituras, a preferência vai para Winston Churchill – Uma Vida, de Sir Martin Gilbert.

Porque falham as nações (Daron Acemoglu e James A. Robinson) é a sugestão de Duarte Marques. Na sétima arte, Citizen Kane, de Orson Welles (a mesma, aliás, do ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva).

Sobre hobbies, Poiares Maduro não esconde: “O hedonismo em geral… mas, em particular, cinema, cozinhar e jogar futebol.” E, quanto a comida, prefere “a que está constantemente a ser reinventada”.

Na impossibilidade de transcrever todos os gostos de cada um dos oradores, destacamos ainda a escolha de Poiares Maduro no cinema: Mr. Smith goes to Washington (Frank Capra) e Unforgiven (Clint Eastwood).

A ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que aprecia a coragem, aproveita os tempos livres para ler e elege Viva o Povo Brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro. Bife na pedra, no prato, e, quanto a animais, gatos.

Arroz de frango é a ementa de eleição de Paulo Rangel que, quando o assunto são as qualidades humanas, destaca a frontalidade.

Nos hobbies, o centrista Nuno Melo escreve: “Recuperação de [automóveis] clássicos”. Animal? Elefante. Filme: O Resgate do Soldado Ryan (Steven Spielberg).

Obviamente, o animal preferido do eurodeputado e director desta Universidade de Verão, Carlos Coelho, é… o coelho. Uma escolha em consonância com a do ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso que a justifica desta forma: “O Coelho (em homenagem à persistência do director da Universidade de Verão que conseguiu arrancar-me as respostas a este questionário e, já agora, em homenagem ao líder do PSD)".

Ovos verdes são as preferências gastronómicas de Durão Barroso, “marcha” nos tempos livres, e as Asas do Desejo de Wim Wenders na tela. Nas pessoas admira: “A generosidade. A capacidade de amar os outros”. A esta questão Maria de Fátima Bonifácio esquiva-se: “Pergunta demasiado íntima”.

Sashimi no menu do banqueiro Horta Osório e brincadeiras com os netos para os melhores momentos de lazer de Leonor Beleza.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários