Direcção do BE chumba por dez votos convergência à esquerda

IX Convenção será em Novembro.

Foto
Ana Drago Miguel Madeira

A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda chumbou este domingo, por dez votos, uma proposta de Ana Drago para o início de diálogos com o movimento 3D, o Livre e o PAN no sentido de uma convergência à esquerda.

De acordo com membros da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda contactados pela agência Lusa, Ana Drago propôs uma tomada de iniciativa de diálogos à esquerda que tivesse como base o programa do Congresso Democrático das Alternativas e essa proposta contou com o apoio, entre outros, de Marisa Matias e de José Gusmão.

Segundo as mesmas fontes, na reunião deste domingo da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, em Lisboa, foram também chumbadas duas propostas de antecipação da próxima Convenção Nacional do partido apresentadas com o objectivo de acelerar a tomada de decisões internas.

Foi rejeitada uma proposta de Ana Drago para que a Convenção Nacional se realizasse no início de Outubro. O final daquele mês foi outro calendário em cima da mesa, proposto por Miguel Cardina, Heitor de Sousa e Bruno Maia, que reuniu mais apoios, tendo, contudo, sido chumbado por dois votos.

A IX Convenção do Bloco de Esquerda ficou marcada para 22 e 23 de Novembro, em Lisboa - dentro do prazo regular, quando se cumprem os dois anos estatutariamente previstos para a periodicidade das convenções nacionais.

Sugerir correcção
Comentar