Desentendimento no PS-Leiria

José Miguel Medeiros não aceita que António Sales proclame vitória na federação.

A candidatura de José Miguel Medeiros, que venceu a Federação Distrital de Leiria do PS a 5 de Setembro por sete votos, considerou este sábado que a "autoproclamada vitória" do seu adversário, António Sales, não tem fundamento legal.

 A candidatura de José Miguel Medeiros, que venceu a Federação Distrital de Leiria do PS a 5 de Setembro por sete votos, considerou este sábado que a "autoproclamada vitória" do seu adversário, António Sales, não tem fundamento legal.

"A candidatura de José Miguel Medeiros considera que a autoproclamada vitória por parte da candidatura de Sales, por extemporânea e destituída de qualquer fundamento legal ou legitimidade democrática, se afigura patética, reveladora de desorientação e desespero", refere um comunicado, que acusa esta de estar "obcecada com a manutenção e obtenção de lugares políticos, toldada por ambições pessoais cegas e ao serviço de interesses obscuros e exteriores ao PS".

O antigo governador civil de Leiria José Miguel Medeiros, apoiante de António Costa nas primárias do partido, ganhou as eleições para a Federação Distrital do PS no dia 5, derrotando o seu único adversário, António Sales, que expressou apoio ao secretário-geral, António José Seguro.

Cinco dias depois, o presidente da Comissão Organizadora do Congresso (COC), Delfim Azevedo, revelou que as eleições iriam ser repetidas nas concelhias de Pombal, Óbidos e Alcobaça, neste último caso apenas para delegados ao congresso.

"Em relação a Pombal, recebi comunicação de que existia um militante que estava ausente do país e que aparecia descarregado nos cadernos eleitorais, como se tivesse votado", explicou na ocasião Delfim Azevedo, adiantando que, neste caso, "a COC decidiu, por unanimidade, remeter a documentação para o Ministério Público e para a Polícia Judiciária para averiguações".

No caso de Óbidos, "onde há nove militantes com capacidade eleitoral, a ata tinha sido assinada por um elemento que não tinha essa capacidade".
Na sexta-feira, nestas secções não se realizou o ato eleitoral previsto e, à noite, o candidato António Sales declarou-se vencedor na sequência do "boicote".

"(...) Depois da situação que ocorreu hoje, assumimos a vitória neste processo eleitoral", afirmou António Sales, adiantando que "face ao boicote por parte da outra candidatura" não resta "alternativa senão considerar o resultado homologado com um total de 607 votos, como o resultado do vencedor destas eleições, contra os 484 votos da candidatura adversária e, consequentemente, derrotada".

Segundo o também presidente da concelhia de Leiria, "se dúvidas houvesse quanto à existência de fraude nestes locais, hoje ficaram desfeitas".

No comunicado de sábado, a candidatura de José Miguel Medeiros, "presidente eleito da Federação de Leiria, saúda todos os militantes do PS dos concelhos de Pombal, Alcobaça e Óbidos que, ao impedirem a realização de eleições duplamente ilegais nas respetivas secções, deram um contributo essencial para a salvaguarda da democracia e para o regular funcionamento do partido no distrito".

O documento sustenta que a COC cometeu ilegalidades ao "mandar repetir eleições" quando o seu poder "está limitado ao apuramento dos resultados eleitorais" e por as repetir "quando há recursos pendentes nos órgãos de jurisdição do PS, nomeadamente o recurso da candidatura de José Miguel Medeiros que visa anular as decisões da COC e que se encontra pendente de decisão na Comissão Nacional de Jurisdição".
 

   

Sugerir correcção
Comentar