Exames Nacionais

Deputados do PSD querem saber quanto custam os sindicatos de professores

Pergunta dirigida ao ministro da Educação foi entregue esta quarta-feira.

Parlamentares dizem que é preciso reduzir custos Nuno Ferreira Santos

Um grupo de deputados do PSD (os oito da JSD) quer saber qual o valor transferido do Estado em 2012 para os sindicatos do sector da educação e quanto está previsto para o próximo ano.

"Numa altura em que a greve teve um impacto demasiado grande na vida dos alunos, queremos saber quanto é que custam aos portugueses os sindicatos da Educação. Num momento em que todos os portugueses fazem sacrifícios, temos de reduzir a despesa do Estado, temos de saber quanto é que custam, quanto é que foi transferido para os sindicatos", disse Hugo Soares, líder da JSD, em declarações aos jornalistas no Parlamento.

O deputado considera a pergunta legítima, já que é também legítimo saber quanto custam ao Estado os representantes do povo na Assembleia da República ou os presidentes de câmara. 

Questionado sobre se a pergunta (entregue hoje e dirigida ao ministro da Educação) pode prejudicar o diálogo social, Hugo Soares disse reconhecer "a importância dos parceiros sociais". "Mas isso não nos impede de perguntar", acrescentou.

Hugo Soares admite que os custos dos sindicatos são custos da democracia. "Não tenho dúvidas sobre isso, mas não aceitamos que sindicalistas acusem os partidos, a Assembleia da República de gastarem muito e que não se possa perguntar quanto é que custam esses sindicatos", afirmou. 
 
 

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues