Debate entre Costa e Seguro na TVI visto por 1,5 milhões de telespectadores

Candidatos socialistas tiveram mais meio milhão de pessoas a segui-los do que os candidatos à liderança do PSD em Maio de 2008

O debate entre António Costa e António José Seguro, na terça-feira, na TVI, foi seguido por cerca de 1,5 milhões de pessoas, de acordo com dados facultados pelo canal de Queluz e confirmados ao PÚBLICO pela Marktest.

O debate, integrado no Jornal das Oito, foi moderado por Judite de Sousa e registou um rating de 15,5% (total de espectadores) e um share de 32,8% (a percentagem dos espectadores do programa entre o total dos que estavam a ver televisão àquela hora). O noticiário da TVI foi o quarto programa mais visto do dia, só ultrapassado por três novelas - duas da TVI e outra da SIC.

A parte do noticiário que incluiu o debate entre os dois Antónios candidatos a candidato socialista a primeiro-ministro foi seguida por 1.501.200 espectadores, tendo o resto do Jornal das Oito tido uma audiência um pouco mais baixa (13,7%, ou seja, 1,326 milhões).

O interesse pelo primeiro debate dos candidatos socialistas excede em muito o que o espectadores demonstraram em 2008 e 2010, na corrida à liderança do PSD. E só ficou ligeiramente aquém do que motivou o debate entre Pedro passos Coelho e José Sócrates no início da campanha para as legislativas de 2011.

O debate de 2011 entre o então primeiro-ministro e o líder do PSD, emitido na RTP e conduzido por Vítor Gonçalves. foi visto por 1,584 milhões de pessoas e teve um share de 44,2% (ou seja, pelo menso 44 pessoas que estavam a ver TV seguiram o duelo).

Em Maio de 2008, na TVI, o debate entre os quatro sociais-democratas candidatos à sucessão de Luís Filipe Menezes, conduzido por Manuela Moura Guedes, registou 10,6% de audiência, o equivalente a 1,006 milhões de espectadores, e 28,9% de share. Em estúdio estiveram Manuela Ferreira Leite (que acabaria por ser eleita líder do PSD), Patinha Antão, Pedro Passos Coelho e Pedro Santana Lopes.

Quando os quatro se encontraram na SIC para "O Debate Decisivo", foram vistos por 1,121 milhões de pessoas.

Em Março de 2010, quando Passos, Paulo Rangel, José Pedro Aguiar-Branco e Castanheira Barros se candidataram a presidente do PSD, os debates em sinal aberto andaram à volta de um milhão de espectadores. E o encontro entre Passos Coelho e Paulo Rangel, na SIC Notícias (canal disponível apenas na TV paga) foi seguido por 467 mil pessoas.

Esta quarta-feira à noite, os dois candidatos às primárias do PS de dia 28 deste mês defrontam-se na SIC, por volta das 20h45. O debate é conduzido pela jornalista Clara de Sousa e deverá seguir os mesmos moldes, com a contabilização ao segundo do tempo de cada um. O terceiro e último debate em televisão de sinal aberto será na RTP, no dia 23.
 

Sugerir correcção
Comentar