Data do primeiro debate entre Costa e Seguro ainda é uma incógnita

Seguro não concorda com realização do frente-a-frente no mesmo dia em que as distritais do PS elegem as suas lideranças.

Foto
Jorge Coelho fala num dia histórico Nuno Ferreira Santos

Apesar da “ligeira divergência” em relação à data do primeiro debate, Jorge Coelho optou por avançar à mesma. A partir desta sexta-feira vai “começar a trabalhar com as televisões” para acertar os detalhes dos três debates televisivos que vão colocar frente-a-frente os dois candidatos às primárias do PS.

A proposta do presidente da Comissão Eleitoral das Primárias, Jorge Coelho, foi parcialmente aceite pelos dois lados. Apenas António José Seguro contestou o dia 5 de Setembro para a realização do primeiro embate com António Costa. Num comunicado assinado esta quinta-feira pelo ex-líder da UGT, a campanha de Seguro propôs a data de 8 de Setembro. “O dia 5 de Setembro é uma sexta-feira, um dos dias da semana com menor audiência televisiva. Pior, no dia 5 de Setembro realizam-se eleições para os presidentes das federações do PS, funcionando a maior parte das assembleias de voto durante o previsível horário do debate”, adiantava a nota.

Além dessa “ligeira divergência”, como Jorge Coelho a classificou, todas as outras propostas foram aceites pelos dois lados. As datas para os dois últimos debates estão fechadas – serão a 9 e 23 de Setembro – e a duração dos frente-a-frente também. Ficarão nos 35 minutos, a meio caminho entre os 25 que António Costa pretendia e os 45 que Seguro defendia.

Proença lamentou "profundamente que os debates tenham apenas a duração de 35 minutos", cenário que "prejudica o esclarecimento e o aprofundamento da discussão". Mas, rematou, se "essa é a única condição para haver debates, António José Seguro marcará presença".

Uma posição semelhante à campanha de António Costa, que também emitiu um comunicado: "Esta não era a nossa proposta, mas aceitamo-la com o intuito de se chegar a um entendimento."

Também ontem, António Costa fez saber que deixará de participar no programa Quadratura do Círculo no dia 4 de Setembro. "Há muito que anunciei que farei o que sempre fiz, suspender na campanha. Após dia o dia 4 de Setembro suspendo a participação na Quadratura do Círculo e este domingo farei a última crónica no Correio da Manhã. Não preciso de apelos de Brilhante Dias", afirmou o autarca lisboeta, numa declaração enviada à Lusa.

Uma reacção a um apelo de Eurico Brilhante Dias, membro do Secretariado Nacional do PS e apoiante de Seguro que considerou que essa colaboração gerava desequilíbrio entre as candidaturas.

Sugerir correcção
Comentar