CT da RTP diz-se “farta e cansada” de Alberto da Ponte

Sindicatos da RTP convocaram plenário para esta quarta-feira. CT acusa presidente de chantagem por dizer que se trabalhadores aceitarem cortar regalias evitarão despedimentos.

Foto
O presidente da RTP é o principal alvo dos representantes dos trabalhadores, que o acusam de procurar "valorização pessoal". Enric Vives-Rubio

Os diversos sindicatos que representam os trabalhadores da RTP convocaram um plenário para esta quarta-feira à tarde para discutir o “ataque” de que a empresa está a ser alvo.

Num comunicado muito crítico para com o presidente da empresa intitulado “Estamos cansados de Alberto da Ponte”, a comissão de trabalhadores (CT) faz um paralelismo entre o processo que envolve os Estaleiros de Viana do Castelo e a RTP para realçar que não haverá outra empresa em Portugal que “seja tão escrutinada e que viva em permanente turbulência” como é o caso do serviço público de rádio e televisão. “E todos sabemos como essa história acabou”, avisa a CT.

Ainda que o texto do comunicado divulgado esta terça-feira à tarde vinque duas vezes não pretender fazer qualquer ataque pessoal a Alberto da Ponte, os representantes dos trabalhadores dizem estar “fartos e cansados” do gestor e afirmam ser “altura de dizer basta”.

“Na RTP tudo nos está a ser retirado. A nós, trabalhadores, e ao serviço público de rádio e televisão. Lentamente, quase com um prazer sádico, o torniquete tem vindo a ser apertado”, diz a CT. Lembra a entrevista de Alberto da Ponte à agência Lusa, acusando-o de usar “da mais baixa chantagem", fazendo crer que se os trabalhadores aceitarem reduzir o que ele considera ‘regalias’ então poderão ser evitados alguns despedimentos”.

Nesse sentido, desafiam Alberto da Ponte a “dar o exemplo e abdicar das suas próprias regalias, abdicando, por exemplo, do carro topo de gama e demais mordomias”.

A CT acusa ainda o presidente de preferir o palco da visibilidade pública em busca de “valorização pessoal”. “Os trabalhadores da RTP sabem que até hoje não houve um presidente da empresa que tivesse dado tantas entrevistas e que tantas vezes tivesse aparecido, quer em espaços da própria RTP quer em jornais e revistas”, apontam os representantes dos trabalhadores.

Como exemplos, referem episódios recentes, como as declarações públicas de que gosta de ver e até de participar em programas da SIC, ou um artigo no Expresso, em que fala sobre os seus locais preferidos em Lisboa, passeando pelo Chiado e fazendo-se fotografar ao lado de Pessoa, descreve a CT. “A única coisa que a CT pode dizer é que prefere o Desassossego de Pessoa ao sobressalto permanente com Alberto da Ponte: estamos fartos e cansados de Alberto da Ponte.”

Sugerir correcção
Comentar