Costa, Soares e Sampaio na Festa da Democracia

Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido

O secretário-geral do PS, António Costa, quer fazer das eleições legislativas deste ano “uma grande festa da democracia, como aconteceu há 40 anos, com uma grande participação cívica dos cidadãos para a afirmação de uma alternativa, devolvendo a esperança e a confiança aos portugueses”. “Isso é absolutamente decisivo", declarou o candidato ao PS a primeiro-ministro.

 Na estação de S. Bento, no Porto, onde chegou de comboio, vindo de Lisboa, juntamente com centenas de militantes e simpatizantes do PS, António Costa foi recebido com muito entusiasmo e, em declarações aos jornalistas, disse que hoje, tal como em 1975, é preciso contrariar quem nega a existência de uma alternativa política para o país e afirmou pretender fazer das próximas eleições "uma grande festa da democracia".

Acompanhado pela mulher, o líder socialista disse que o PS, além do seu 42 º aniversário, também comemora hoje os 41 anos do 25 de Abril e os 40 anos da sua vitória nas eleições para a Assembleia Constituinte, as primeiras realizadas pelo actual regime democrático.

Os dois ex-presidentes da República, Mário Soares e Jorge Sampaio, vão juntar-se à Festa da Democracia, que está a decorrer nos jardins do Palácio de Cristal. Nas declarações que fez em directo para as televisões, o líder do PS destacou a presença dos dois ex-líderes socialistas, sublinhando que esse "é um sinal muito positivo", já que pode contar "com todo o PS unido e mobilizado".

"A presença de Mário Soares, que é o nosso fundador e militante número um, mas também as participações de Ferro Rodrigues e de Jorge Sampaio, representam um grande sinal sobre a vitalidade e força do PS. Ao longo dos últimos 40 anos, o PS sempre foi decisivo em Portugal para manter a liberdade e a democracia, para a integração europeia ou na criação do Serviço Nacional de Saúde, no complemento solidário para idosos e no desenvolvimento do ensino pré-escolar", disse.

Após estas declarações, Costa não acompanhou a caravana socialista que seguiu em direcção ao Palácio de Cristal, como fizeram muitas centenas de militantes e simpatizantes socialistas, que percorreram a pé algumas das ruas da baixa portuense. À caravana, que partiu da estação de S. Bento, foram-se juntando muitos militantes do partido, vindos de vários concelhos do Porto, onde o PS deu o tiro de partida para as eleições legislativas.

Nos jardins do Palácio de Cristal vai-se fazendo a festa com muita música, espectáculos, organizado para esta iniciativa que os socialistas denominaram Festa da Democracia,uma acção integrada no 42º aniversário deste partido fundado em Bad Munstereifel, na República Federal Alemã, em 1973.

 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários