Costa aproveita reuniões com líderes europeus para o programa do PS

Líder da oposição ausculta posições para definir alianças europeias.

Foto
António Costa reuniu-se com François Hollande Enric Vives-Rubio

O secretário-geral do Partido Socialista garantiu esta quinta-feira, após um encontro com o Presidente de França, o socialista François Hollande, que os contactos que tem mantido com os líderes europeus serão usados no programa eleitoral do PS para garantir que todas as medidas prometidas possam ser executadas num futuro Governo.

"Considero que o princípio da confiança e da credibilidade é o valor mais importante que pode existir na política e entendo que, no processo de construção de um programa de Governo, é preciso avaliar as condições de execução desse programa, designadamente ao nível europeu", afirmou António Costa, após a reunião de cerca de uma hora com o Presidente francês no Palácio do Eliseu, em Paris.

Antes da reunião desta quinta-feira com Hollande, o líder do principal partido da oposição já se tinha encontrado na quarta-feira com o primeiro-ministro de Itália, o também socialista Matteo Renzi. Reuniões no âmbito de um conjunto de contactos que, disse António Costa, servem para ir desde já construindo alianças com vários Governos e elaborar um programa eleitoral com políticas exequíveis. Recorda-se que o PS anunciou a apresentação do seu programa eleitoral para 6 de Junho.

"Todos temos percebido nos últimos meses que a política europeia implica a constituição de alianças, a articulação de posições de forma que possamos ter uma posição eleitoral sólida, mas que não esteja em contradição com o que temos que fazer a seguir às eleições", acrescentou o dirigente do PS.

Questionado sobre se o presidente Hollande lhe deu algum conselho sobre medidas que não deve prometer porque depois não são exequíveis, devido à oposição de Bruxelas, o secretário-geral dos socialistas portugueses respondeu que não ia "revelar pormenores" sobre o que foi dito pelo presidente francês.

Sugerir correcção
Comentar