Conversas com Seguro estão a "correr bem", diz António Costa

Foto
António Costa está "optimista" quanto à possibilidade de um acordo Rui Gaudêncio

O dirigente socialista António Costa considerou nesta quinta-feira que está a "correr bem" o processo de diálogo com o secretário-geral do PS, António José Seguro, tendo em vista uma plataforma estratégica de unidade no partido.

António Costa falava aos jornalistas após ter estado reunido cerca de três horas com António José Seguro na sede nacional do PS, em Lisboa - encontro em que também estiveram presentes os dirigentes socialistas Pedro Silva Pereira, Francisco Assis e Sérgio Sousa Pinto.

No final da reunião, o presidente da Câmara de Lisboa afirmou ser um "optimista" e, como tal, mostrou-se confiante num acordo, mas não adiantou quais as matérias que se encontram em discussão.

"Não vou estar a especificar porque o esforço que estamos a fazer para um acordo só dificultaria se houvesse discussão pública sobre os documentos em que estamos a trabalhar. Temos estado a trabalhar, vamos continuar a trabalhar e não há qualquer novidade em particular", disse.

Interrogado se afasta agora de vez a possibilidade de se candidatar à liderança do PS, António Costa deu a seguinte resposta: "Como é sabido, temos estado a trabalhar num documento que gostaríamos de apresentar na próxima Comissão Nacional do PS [no domingo] e acho que as coisas estão a correr bem, mas vamos ver como acabam".

António Costa referiu que ainda não foi possível chegar a um documento final, mas salientou o esforço de consenso que está a existir nas conversações.

"As coisas não acontecem por acaso, acontecem quando há problemas e quando há problemas temos de os identificar e encontrar soluções - soluções que sejam verdadeiras e que não sejam artificialmente resolvidas e ultrapassadas", declarou.

Interrogado sobre o clima em que têm decorrido as conversações com o secretário-geral do PS, António Costa referiu que "tem sido de sã camaradagem e de diálogo entre pessoas do mesmo partido".

"Temos uma meta que é na próxima Comissão Nacional do PS, que o secretário-geral marcou para domingo, termos um documento. É nesse sentido que estamos a trabalhar e vamos continuar a trabalhar. Sou um optimista e, portanto, acho que certamente vamos chegar a acordo", acrescentou.

António José Seguro, por sua vez, não fez comentários no final da reunião.

Sugerir correcção
Comentar