Comissão Europeia espera para felicitar Costa

O executivo de Jean-Claude Juncker aguarda pela tomada de posse do governo de Costa antes de lhe dar as boas-vindas.

Foto
Enric Vives-Rubio

A Comissão Europeia prefere ainda não se pronunciar relativamente ao novo governo Português. Contrariamente ao que o presidente do Conselho Europeu fez esta terça-feira, o executivo liderado por Jean-Claude Juncker prefere esperar pela tomada de posse do novo governo para felicitar António Costa.

"Estamos a acompanhar o processo constitucional. Assim que o novo governo tomar posse, o presidente (Juncker) enviará, como costume, uma carta ao primeiro ministro," disse o porta-voz da comissão Europeia,  Alexander Winterstein esta quarta-feira em Bruxelas.

O porta-voz recusou comentar a carta enviada na terça-feira por Donald Tusk a António Costa, dizendo que a "comissão não comenta as declarações de outras instituições."

Nessa carta, o presidente do conselho Europeu chamou a atenção para a importância de reforçar a retoma económica e continuar com as reformas.

 “É crucial que Portugal garanta disciplina nas finanças públicas e que continue o programa de reformas económicas com o objectivo de promover o investimento, e estimular o crescimento e o emprego,” disse Tusk ao novo primeiro ministro.

O ex-primeiro ministro polaco lembrou ainda que é fundamental que Portugal mantenha a estabilidade política e coesão social para responder aos desafios nacionais e Europeus.  

Sugerir correcção
Comentar