Coligação atrasa-se e passa de raspão pelos lesados do BES

Portas condena intenção de Costa de tentar travar um governo minoritário.

Fotogaleria
Fotos Miguel Manso
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Manuela, 46 anos, empregada doméstica, esperou quase uma hora para ver Passos e Portas a chegarem a Amarante. Não é que seja apoiante da coligação PSD/CDS – “comigo ele não ganha” - , mas parou para ver passar o cortejo. Era pequeno para uma terra que é forte em PSD. O desemprego e a emigração de muitos talvez ajudem a explicar a pouca mobilização. É o caso de Manuela que viu o seu filho emigrar, depois de a crise na construção civil o ter deixado desempregado.

Nem Passos Coelho, nem António Costa parecem convencê-la a dar o seu voto nas urnas. Se havia uma oportunidade de seduzir esta eleitora, a coligação não a aproveitou.  

Passos Coelho demorou-se no hotel a dar uma entrevista a uma estação televisiva. Chegou ao centro de Amarante quase à hora em que devia estar no ponto seguinte da agenda - Marco de Canaveses. Quando lá chegou era esperado por lesados do BES e ficou apenas por cerca de 15 minutos.

Em Amarante, ao som dos bombos que liderava a caravana, Passos Coelho e Paulo Portas, a par dos candidatos pelo Porto, percorreram a rua sem trânsito, cumprimentando apenas algumas pessoas que se conseguem aproximar dele. “Vamos lá ver o homem”, espreitava uma reformada à porta de uma loja. “Sou por ele. Para melhor não vamos, pois não?”.

No final da rua era dada a mensagem política. A coligação mantém a lógica do “polícia bom, polícia mau” e cabe a Paulo Portas ser o franco atirador ao líder do PS.

A notícia publicada pelo Expresso, sem citar fontes, de que António Costa se prepara para não viabilizar um governo de minoria da coligação deu o mote. Ao lado de Passos Coelho, o líder do CDS começou por dizer que “tem uma gravidade séria” a intenção de António Costa de “impedir a aprovação do programa de Governo”.

Uma situação que seria “inédita” na democracia portuguesa, apontou o líder da coligação, acusando o líder do PS de já não falar como se fosse ganhar mas só ameaçar o que fará se perder”. À luz da Constituição, o programa de Governo não é obrigatoriamente votado e só pode ser chumbado por uma maioria de deputados. Mas a intenção da coligação PSD/CDS é dramatizar e encostar mais o PS mais à esquerda. "Em democracia quando o povo escolhe não deve ser respeitada a vontade do povo? Eu acho que isto tem muito pouco a ver com o PS democrata e fundador da democracia. Isto é uma radicalização extrema da atitude política", sublinhou Paulo Portas.

Depois das declarações aos jornalistas, a caravana arrancou a alta velocidade para o ponto seguinte. Aí esperava-os um grupo menos amigável – os lesados do BES. Luís Ferreira, 76 anos, não se cansa se protestar, já foi a Lisboa mais de 30 vezes para mostrar o seu descontentamento. Aqui, no Marco de Canaveses, está mais perto de casa – Braga - e parece querer seguir a coligação nesta passagem pelo distrito do Porto.   

Perdeu 80% das suas economias que tinha no BES, numa conta que abriu há mais de 40 anos. A solução de Passos Coelho não o convence e aponta para o reformado que está à sua frente. “Como é que ele com 82 anos e a mulher com 86 anos vão para tribunal?”, questionou. Já sabia que o primeiro-ministro não ia falar com estes manifestantes vestidos de preto e com bandeiras negras. “A sentença dele está lavrada”. 

 

Sugerir correcção
Ler 8 comentários