'Cluster' do mobiliário dá novo impulso ao sector, diz Presidente

Foto
Cavaco Silva afirmou estar "descontraído" com o actual cenário político em Portugal ENRIC VIVES RUBIO

A constituição do 'cluster' do mobiliário que ocorreu esta segunda-feira em Paredes reflecte a conjugação de vontades do poder autárquico e dos agentes económicos para dar um novo impulso ao sector, considerou o Presidente da República.

"O protocolo, cuja assinatura agora testemunhei e à qual atribuo um significado muito especial, reflecte a conjugação das vontades do poder autárquico e dos agentes económicos de corrigir os erros do passado e de dar um novo impulso ao 'cluster' do mobiliário", afirmou o chefe do Estado.

O protocolo envolve as duas associações nacionais do sector, as associações empresariais de Paços de Ferreira e de Paredes e as duas câmaras municipais.

A propósito, Cavaco disse saudar "com particular apreço o espírito de colaboração presente na iniciativa de subscrever um protocolo de cooperação entre as câmaras de Paredes e de Paços de Ferreira e as associações empresariais".

Para o Presidente, "só uma perspectiva de gestão integrada, ligando a actividade produtiva e comercial ao turismo e à cultura da região Norte, criará sinergias verdadeiramente proveitosas".

No seu discurso, Cavaco sublinhou que "as associações empresariais, assim como as experiências bem-sucedidas de consolidação associativa, mostram que, juntos, todos podem fazer mais e servir melhor os seus associados".

O Presidente da República destacou também que os dados relativos ao setor - 30.000 postos de trabalho e crescimento do volume de negócios de 5% ao ano - são a prova que as "força dos empresários e das empresas deste sector está bem viva, sendo essencial o seu contributo para o equilíbrio da balança comercial, a recuperação económica e a criação de emprego".

"Encontrei empresários de espírito aberto a novas ideias, que abraçam a inovação e não temem o risco. Perante a debilidade do mercado interno, os empresários deste sector não baixaram os braços e viraram-se para a sempre exigente expansão internacional", enalteceu.

O Chefe de Estado destacou ainda a "transformação assinalável" nas lideranças empresariais, afirmando que a transição geracional é bem evidente nas empresas que durante o dia visitou em Paredes e em Paços de Ferreira.

"A esta nova geração, gostaria de transmitir a minha confiança nas suas capacidades. Estou certo de que podem levar ainda mais longe o esforço e a herança do "saber fazer" dos vossos antepassados", afirmou.

Na cerimónia, o Chefe do Estado foi distinguido com a Chave de Honra do Município de Paredes e o título de cidadão honorário.

O presidente daquele município, o social-democrata Celso Ferreira, elogiou o empenho de Cavaco no apoio às iniciativas de promoção do setor, em especial do projeto "Art On Chairs", desenvolvido nos últimos anos por aquela autarquia.

O edil de Paredes sublinhou a importância do protocolo para o 'cluster' do mobiliário, por permitir "desenvolver um pensamento estratégico partilhado entre os vários parceiros do sector".

Já para o presidente do município vizinho de Paços de Ferreira, o socialista Humberto Brito, o protocolo reflecte "a vontade genuína" de os dois concelhos se unirem "em prol daquilo que mais importa ao sector, que é a capacidade e competência".

Na cerimónia, o Presidente da República distinguiu sete empresários do sector com a Comenda da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Industrial.

Foram agraciados Arménio Moura, de Paços de Ferreira, Carlos Aquino, de Tábua, Mário Martins da Silva, de Paredes, Ilídio Machado, de Paredes, Mário Silva, de Paços de Ferreira, Rodrigo Pedrosa Francisco, de Paços de Ferreira, e Silvino Lindo.

Sugerir correcção
Comentar