CDU pede "castigo" nas europeias para os que têm "desprezado" os pescadores portugueses

Candidato ao Parlamento Europeu, João Ferreira, criticou PS, PSD e CDS-PP por não defenderem o sector das pescas nacional e, numa acção em Angeiras junto da comunidade piscatória e no mercado, sublinhou que cada vez mais pessoas percebem que a CDU é uma "força diferente".

Foto
O eurodeputado João Ferreira encabeçará a lista dos comunistas à Câmara de Lisboa Rui Gaudêncio

O eurodeputado e recandidato da CDU ao Parlamento Europeu, João Ferreira, pediu este domingo, junto da comunidade piscatória de Angeiras, “castigo” nas eleições europeias para os partidos que têm estado no poder nos últimos anos – PS, PSD e CDS-PP – por estes desprezarem a actividade piscatória nacional.

“Eles [pescadores] não acreditam, sobretudo, em quem nos últimos 37 anos tem alternado no governo do país e que são aqueles que têm estado em maioria no parlamento europeu ao longo destes últimos anos e têm desprezado a importâncias das pescas nacionais entregando a gestão dos recursos marinhos nas mãos da União Europeia. Isso é visível”, disse o candidato sublinhando novamente a necessidade de ser dado um “castigo” àqueles partidos a 25 de Maio.

Neste ponto, João Ferreira recordou que “muitas das propostas [que a CDU fez no Parlamento Europeu em favor do sector piscícola português] acabaram por ser recusados com os votos contrários do PS e do CDS”. O candidato lembrou que Portugal continua a “abater frota” apesar de ter “a maior zona económica exclusiva de toda a União Europeia”.

“Um país como Portugal, que tem a maior zona económica exclusiva de toda a União Europeia, importa hoje cerca de dois terços do peixe”, salientou ainda.

Para João Ferreira, que esteve na manhã deste domingo no mercado de Angeiras, localidade onde depois realizou uma pequena arruada, são “cada vez mais aqueles que vão percebendo que a CDU é a força que é mais diferente dos que têm sido todos iguais, pelo trabalho que desenvolveu e pelas propostas que tem apresentado e pela coerência da defesa dos interesses nacionais em defesa das pescas”.

Porém, nem todos quiseram ouvir o apelo do também vereador na Câmara de Lisboa e biólogo de formação quando num café local exortava alguns clientes a “não votarem sempre nos mesmos”. “Olhe deixe lá isso. Não vale a pena. São todos iguais. Dedique-se mas é à biologia”, aconselhou um cliente.

O candidato da CDU encontrou ainda algumas pessoas visivelmente desiludidas com os principais dirigentes políticos nacionais dos últimos anos. “São todos iguais e querem todos o mesmo”, dizia um pescador.

Não esmorecendo a acção política, o comunista congratulou-se por alguns daqueles que o esperavam em Angeiras o reconhecerem. “São cada vez mais as pessoas que reconhecem que a CDU faz diferença, pelas propostas que apresentou e apresenta e pela coerência da defesa dos interesses nacionais em defesa das pescas. Não é ainda suficiente e continuaremos a trabalhar até dia 25 para que mais pessoas estejam em condições de fazer esse reconhecimento”, referiu.

Sugerir correcção
Comentar