CDS volta a adiar Conselho Nacional, agora para depois das autárquicas

Reunião onde se vai marcar o congresso electivo devia ter acontecido na semana passada, mas será apenas em Outubro.

Foto
Portas garante que o CDS está apostado em "construir um programa para o futuro" Fernando Veludo/nFactos

O CDS-PP reúne no dia 11 de Outubro o Conselho Nacional para analisar os resultados das eleições autárquicas e marcar o XXV Congresso do partido, que esteve marcado para Julho mas foi desconvocado durante a crise no Governo.

O presidente da mesa do Conselho Nacional, António Pires de Lima, informou, na convocatória, ter acedido ao pedido de vários candidatos autárquicos, que estão “fortemente empenhados nas suas campanhas”, para que a reunião que estava prevista realizar-se até ao dia 8 de Setembro para a convocação do Congresso só se realizasse depois das eleições.

Da ordem de trabalhos do Conselho Nacional, o órgão máximo do partido entre congressos, consta a análise dos resultados eleitorais das eleições autárquicas e a “apresentação, discussão e votação do regulamento de eleição de delegados, do regulamento do Congresso e eleição da comissão organizadora do Congresso”.

A reunião realiza-se no dia 11 de Outubro, sexta-feira, na sede nacional centrista, em Lisboa.

No incício de Julho, após a demissão do Governo do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e presidente do CDS-PP Paulo Portas, abriu-se uma crise no Executivo que levou os democratas-cristãos a desmarcarem o Congresso que tinham marcado para os dias 6 e 7 de Julho na Póvoa de Varzim, passando a estar previsto parta 20 e 21 desse mês, mas, com o arrastar da crise, acabou por ser desconvocado.

Paulos Portas acabou por não sair do Governo, tendo negociado com o primeiro-ministro uma proposta de Governo, em que passaria a ser vice-primeiro-ministro.

O XXV Congresso centrista será electivo da liderança, na sequência de uma alteração estatutária aprovada na última reunião magna do partido.

Sugerir correcção
Comentar