Cavaco Silva elogia organização de Timor-Leste por "sucesso" da cimeira

Foto
Cavaco Silva Miguel Madeira

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, elogiou as autoridades de Timor-Leste pela organização da cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que terminou "em sucesso" apesar da "agenda difícil".

"É de facto espantoso ter consciência de que a independência foi conquistada apenas há 12 anos. Eu estive aqui nos 10 anos da independência", disse aos jornalistas o chefe de Estado, que destacou "a forma como foi possível um país que tem apenas 12 anos de existência organizar uma cimeira da CPLP com a presença de uma dezena de chefes de Estado e de Governo e conseguir que, com uma agenda difícil, terminasse em sucesso".

A X conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP realizou-se na quarta-feira em Díli, tendo sido admitida por consenso a Guiné Equatorial, país liderado desde 1979 por Teodoro Obiang, cujo regime é acusado de violações dos direitos humanos.

Cavaco Silva, que falava aos jornalistas durante uma visita à escola de referência de Liquiçá, considerou que Timor-Leste é "um exemplo” para a comunidade internacional. "Hoje temos um país que está a ser construído de raiz nas suas instituições democráticas, mas que, depois de algumas dificuldades, é agora um exemplo para a comunidade internacional" pela "forma como as instituições democráticas funcionam", afirmou o Presidente.

O chefe de Estado português aproveitou a visita àquela escola para homenagear as vítimas do massacre de Liquiçá (no litoral norte da ilha), em 1999, quando as tropas da Indonésia queimaram e pilharam casas na região e cerca de dois mil apoiantes da independência se refugiaram numa igreja católica, onde foram atacados. Do ataque terão resultado dezenas de mortes.

Sugerir correcção
Comentar