O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, convidou o seu homólogo são-tomense, Manuel Pinto da Costa, a deslocar-se a Portugal ainda este ano para uma visita oficial, anunciou hoje o embaixador português na capital são-tomense, Fernando Machado.
"O objectivo essencial da minha vinda ao palácio presidencial foi transmitir ao sr. Presidente da República um convite do Presidente da República de Portugal para uma visita oficial", disse Fernando Machado à saída de uma audiência com o chefe de Estado são-tomense.
O diplomata português disse que a deslocação de Pinto da Costa a Lisboa ainda não tem data marcada, devendo ser fixada pela via diplomática, "tendo em conta as agendas dos dois chefes de Estado".
"Posso dizer com satisfação que o sr. Presidente aceitou o convite e desejaria que tivesse lugar logo que possível", disse Fernando Machado. O embaixador de Portugal referiu-se às "excelentes relações" de cooperação entre os dois países, mas "existe o entendimento por parte dos dois chefes de Estado que esses laços podem ser cada vez mais estreitados".
O diplomata português referiu-se também à crise económica que afecta os países da zona do euro, particularmente Portugal, "uma realidade que tem reflexos na cooperação e nos apoios" que Portugal vem disponibilizando ao arquipélago. O diplomata disse, no entanto, que "a diminuição dos montantes não será na quantidade que se receou".

Comentários