Cavaco quer acordo entre coligação e PS

Presidente da República diz que "cabe aos partidos políticos encontrar um compromisso para um governo consistente".

Cavaco Silva e Passos Coelho estiveram reunidos durante uma hora
Fotogaleria
Cavaco Silva e Passos Coelho estiveram reunidos durante uma hora Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
O Presidente durante a comunicação ao país Rafael Marchante/Reuters

O Presidente da República, Cavaco Silva, encarregou o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, de “desenvolver diligências” que assegurem a formação de um governo que “assegure a estabilidade política e a governabilidade” e que seja “consistente”, mas também “estável e duradouro”. E frisou que “este é o tempo do compromisso” e que se abre um ciclo com “cultura de diálogo e da negociação”.

Cavaco não se referiu a nenhum partido, nem estabeleceu nenhum tipo de limite às negociações. Isto é, não disse se queria um acordo que levasse à integração no Governo de ministros de todos os partidos que subscrevam o entendimento, nem disse se queria um acordo extraparlamentar ou parlamentar, deixando essa liberdade aos partidos.

Sem nunca nomear o PS, Cavaco Silva fez questão de demarcar os campos entre os partidos que considera poderem protagonizar esse entendimento e essa linha de separação é nítida em relação aos partidos pró-euro, pró-União Europeia e pró-NATO. O Presidente voltou assim a excluir desse entendimento o BE e o PCP, ao salientar a necessidade de o próximo Governo “respeitar os compromissos internacionais” de Portugal e nomeou a participação na NATO, a integração na União Europeia e a pertença à zona euro e ainda os compromissos transatlânticos do país.

Reforçando esta fronteira que exclui o BE e o PCP de negociações, Cavaco Silva frisou que o próximo Governo tem compromissos rígidos que não pode falhar. A saber: cumprir as “regras europeias de disciplina orçamental” para manter Portugal numa “trajectória sustentável de criação de emprego e de melhoria da economia e de combate às situações de pobreza”. Isto sem deixar de ter “as contas certas”, prosseguir na “redução do endividamento”, manter a sustentabilidade da dívida pública e a competitividade da economia.

Aliás, Cavaco Silva fez questão de esclarecer que “nos termos da Constituição, o Presidente não pode substituir-se aos partidos”, mas não deixou de frisar que até Abril a Assembleia não pode ser dissolvida. Constitucionalmente o Presidente só pode indigitar o primeiro-ministro depois de ouvir todos os partidos que ganharam assento parlamentar nas eleições de domingo. Até agora estes são, além do PSD e do CDS, o PS, o BE, o PCP, o PEV e o PAN.

Com esta iniciativa, Cavaco Silva procura aproveitar tempo e queimar etapas até dia 14, quando serão publicados os resultados depois de apurados os votos da emigração e repetidas as eleições nas freguesias onde houve boicotes no domingo.

O exemplo da Finlândia
Já em 22 de Julho, quando convocou as legislativas de domingo passado, Cavaco Silva fez um apelo aos partidos para a necessidade de se entenderem no dia a seguir à consulta das urnas. Então, o Presidente afirmou que “cabe aos partidos a responsabilidade pelo processo de negociação visando assegurar uma solução governativa estável e credível que disponha de apoio maioritário no Parlamento”.

E foi depois de dar a primazia aos partidos, que avançou com o exemplo finlandês: “Ainda há pouco, no passado mês de Abril, realizaram-se eleições na Finlândia, um país que tem um sistema político semelhante ao português. Após um processo negocial típico de uma democracia amadurecida, formou-se uma coligação governamental de três partidos.”

O Presidente mantém assim a coerência nos apelos ao diálogo interpartidário para garantir a estabilidade da governação que vem fazendo desde Julho de 2013. Então, perante a crise política e institucional aberta com a demissão do ministro das Finanças, Vítor Gaspar, a 1 de Julho, e do ministro dos Negócios Estrangeiros e líder do CDS, segundo partido da coligação, Paulo Portas, a 2 de Julho, Cavaco fez uma comunicação ao país a 10 de Julho em que exigiu conversações para um Compromisso de Salvação Nacional.

O PSD, o CDS e o PS, então liderado por António José Seguro, sentaram-se à mesa das negociações onde o Presidente esteve representado por David Justino. Mas a hipótese de acordo acabou rejeitada pelos socialistas e a 21 de Julho Cavaco lança a toalha ao chão e aceita remodelação do Governo, que toma posse a 24 de Julho. Este ano, a defesa do acordo dos três partidos do arco do poder foi repetido por Cavaco nas cerimónias parlamentares da comemoração dos 40 anos do 25 de Abril.

Sugerir correcção
Ler 27 comentários