Cavaco: entrada da Letónia no euro mostra “confiança” na moeda única

Presidente português recebeu o seu homólogo da Letónia e deu o seu apoio à entrada da Letónia no euro, já em Janeiro de 2014.

A vontade de a Letónia entrar no euro já em Janeiro de 2014 é “um sinal de confiança no projecto da moeda única, especialmente neste contexto difícil que atravessamos”, considera o Presidente da República, Cavaco Silva.

O chefe de Estado congratulava-se assim com a eventual entrada daquele país do Leste da Europa na moeda única. “Portugal apoia o pedido de adesão da Letónia à OCDE; é um país que preenche os requisitos técnicos e políticos”, afirmou Cavaco Silva esta terça-feira no Palácio de Belém.

Na reunião de trabalho que teve ao fim da manhã com o seu homólogo da Letónia, Andris Berzins, e em que trocaram “informação frutuosa sobre questões europeias”, Cavaco Silva deixou o apoio de Portugal à entrada daquele país no euro.

Numa declaração conjunta sem direito a perguntas dos jornalistas, Cavaco afirmou que os dois países estão “ligados por excelentes laços ao nível das relações bilaterais”. Lembrou que o euro foi introduzido em 1998 e representou um “passo importante ao nível económico e político” para a Europa.

O euro tornou-se “uma referência mundial e mesmo em tempos de crise mantém-se como uma moeda forte e estável”, realçou o Presidente da República. “É sabido que com o agudizar da crise económica e financeira vieram ao de cima algumas fragilidades da união económica e monetária”, admitiu Cavaco Silva, mas desde 2010 “estão a ser tomadas algumas medidas para retomar a estabilidade” que Portugal apoia e que irão “preparar aquilo que será uma união económica e financeira verdadeira e genuína”. “É um caminho que esperamos que conduza a maior estabilidade da zona, para um aumento da confiança, para o crescimento económico e a criação de emprego”, afirmou.

O Presidente da Letónia disse ter falado com Cavaco sobre os “erros cometidos por Portugal em vários momentos de integração na moeda única” e acrescentou que também partilharam informação sobre as respostas dadas então por Portugal, considerando-as “boas ideias” e que “ajudarão o país [a Letónia] a crescer”. “É muito importante nesta fase que partilhem connosco estas experiências práticas para implementarmos o euro”, reforçou Andris Berzins.

Cavaco Silva aproveitou também para referir que as relações entre Portugal e a Letónia podem e devem estreitar-se, até porque o país pode servir como ponte para aquele país da Europa de Leste e os Estados africanos de língua oficial portuguesa, assim como a América Latina. Um cenário que agrada a Andris Berzins, que disse ir estudar possíveis “parcerias” entre os dois países. E para demonstrar o seu empenho, convidou mesmo Cavaco Silva para visitar Riga em 2014. “Já lá estive”, respondeu o Presidente português. “Mas eu convido-o para ir novamente”, reforçou Andris Berzins, rindo.
 

Sugerir correcção
Comentar