Cavaco defende que jovens empreendedores são o garante da economia

Presidente recebeu jovens estudantes que se distinguiram em competições internacionais com produtos e ideias inovadoras.

Foto
Presidente da República escreve que o sucedido no Algarve demonstra "a alma de um povo" Adriano Miranda

O Presidente da República defendeu, nesta terça-feira, que o futuro da economia portuguesa depende em grande medida do empreendedorismo e da actividade empresarial dos jovens.

Aproveitando uma visita da direção da Associação Aprender a Empreender e de um grupo de jovens estudantes portugueses que participaram e se distinguiram em competições internacionais com ideias e produtos inovadores, Cavaco Silva deixou um recado explícito: a educação para o empreendedorismo deve ser iniciada “tão cedo quanto possível – logo no ensino básico – estimulando a criatividade”.

É “convicção” do chefe de Estado que “o futuro da nossa economia vai depender muito da actividade empreendedora e empresarial dos jovens”. Porque é através das camadas jovens que o país conseguirá “renovar a classe empresarial” – o que, aliás, “deve ser apoiado pelos poderes públicos e pela sociedade portuguesa em geral”. “É dessa forma que entrarão novas empresas nos mercados e dessa forma contribuirão para a criação de mais emprego”, acrescentou Cavaco Silva.

O Presidente voltou a insistir na importância da imagem de Portugal no estrangeiro e lamentou que “muitos não entendam” esta sua opinião. “A imagem de Portugal é decisiva para a recuperação económica do país. Porque dessa imagem depende a capacidade de penetração dos produtos portugueses no estrangeiro; depende a nossa capacidade de atrair investidores estrangeiros; e depende a nossa capacidade de convencer as comunidades portuguesas no estrangeiro a mostrar o Portugal positivo.”

Sugerir correcção
Comentar