Cavaco "confia pouco" na capacidade do PS de construir uma maioria absoluta, diz António Costa

Foto
Costa esteve reunido com os autarcas do distrito de Viana do Castelo Nuno Ferreira Santos

O secretário-geral do PS considerou esta quinta-feira que o Presidente da República "confia pouco" na capacidade dos socialistas obterem uma maioria absoluta nas próximas eleições, resultado que poupará os portugueses a uma situação pantanosa e a jogos partidários.

António Costa falava aos jornalistas após ter estado reunido cerca de 50 minutos com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Henriques Gaspar, audiência em que esteve acompanhado pelo líder parlamentar do PS, Ferro Rodrigues.

No final da audiência, António Costa foi confrontado com a insistência do Presidente da República sobre a necessidade de 2015, argumentando que o país deve habituar-se ao compromisso e às negociações demoradas que as coligações implicam.

António Costa rejeitou esta tese defendida pelo chefe de Estado: "Creio que o senhor Presidente da República confia pouco na capacidade do PS de construir uma maioria absoluta que poupará ao país a essas incertezas", respondeu.

Sobre o teor da intervenção proferida por Cavaco Silva, na quarta-feira, no Palácio de Belém, perante os embaixadores portugueses, o secretário-geral socialista advogou que "os portugueses terão a presciência de compreender que a melhor forma de evitar uma situação pantanosa, ou o condicionamento do seu voto pela interpretação do senhor Presidente da República, é precisamente darem uma maioria absoluta ao PS".

"É para isso que nos estamos a bater, por forma a que possam ser os portugueses a determinar quem os governa - e isso não resultar nem de jogos partidários, nem da escolha do senhor Presidente da República", acrescentou António Costa.

Liberdade de expressão para comentar justiça
O secretário-geral do PS traçou também uma linha de separação entre a posição institucional do seu partido sobre o funcionamento da justiça e as opiniões sobre este mesmo sector de socialistas como Mário Soares e Vera Jardim.

"Uma coisa é a liberdade com que cada um se exprime, outra coisa é a posição institucional do PS relativamente à posição de casos judiciais em concreto", declarou António Costa aos jornalistas, após ter estado reunido 50 minutos com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Henriques Gaspar.

Tendo ao seu lado o presidente do Grupo Parlamentar do PS, Ferro Rodrigues, António Costa foi confrontado com as críticas feitas pelo antigo Presidente da República Mário Soares e pelo ex-ministro da Justiça Vera Jardim sobre o funcionamento da justiça em Portugal, na sequência da prisão preventiva do ex-primeiro-ministro José Sócrates.

Mas António Costa reiterou a posição institucional do PS sobre casos judiciais em concreto, separando-a das opiniões individuais.

"Felizmente, no país, gozamos de liberdade de expressão. Creio que está definida qual é a posição" institucional do PS, referiu o líder socialista.

Título corrigido às 14h03 É Cavaco e não Sampaio

Sugerir correcção
Ler 5 comentários