Cavaco com “alguma esperança” que economia comece a crescer no 2.º semestre de 2012

Foto
Presidente defendeu que as autarquias locais desempenham um papel “da maior relevância” no desenvolvimento e recuperação económica do país e na criação de emprego. Adriano Miranda

O Presidente da República Cavaco Silva manifestou nesta sexta-feira, em Penela, “alguma esperança” de que no segundo semestre de 2012 a economia possa começar a crescer.

“Eu tenho alguma esperança de que já no segundo semestre deste ano a nossa economia possa inverter e possa começar a crescer”, disse o Presidente da República discursando na sessão solene nos paços do concelho.

Cavaco adiantou que em Penela, “como em muitos outros concelhos do país”, existem hoje “sinais muito positivos” de empreendedorismo, inovação, criatividade e de iniciativas de aproveitamento dos produtos locais e de empresas exportadores “que conseguem conquistar mercados” no exterior. “Sinais positivos de que Portugal, com certeza, vai ultrapassar as suas dificuldades”, disse o PR.

O chefe de Estado defendeu também que as autarquias locais desempenham um papel “da maior relevância” no desenvolvimento económico e na recuperação económica do país e na criação de emprego. Porque “conhecem os produtos próprios da região, estão em condições de mobilizar empreendedores para aproveitarem esses recursos próprios da região.”

As autarquias podem difundir cultura inovadora, estimular a iniciativa, e criar ambiente favorável à actuação das empresas e “favorecer mesmo o encaminhamento de algumas empresas para os mercados internacionais”. Cavaco disse confiar “muito no contributo das autarquias locais para a resolução dos problemas do país”.

Presidente promove encontro de portugueses no estrangeiro

Na sequência do seu discurso do 25 de Abril no Parlamento em que exortou os cidadãos a apostarem na projecção da imagem de Portugal no exterior, o Presidente anunciou hoje que vai promover o “Encontro de Portugueses da Diáspora” para promover a imagem do País no estrangeiro, reunindo 20 líderes de grandes multinacionais de nacionalidade portuguesa.

O encontro, a realizar a 4 de Maio e para o qual Cavaco Silva convidou também o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, o primeiro-ministro, Passos Coelho, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, irá juntar ainda cinco presidentes de empresas do universo da lusofonia, com o objectivo de discutir o contributo que podem dar para a melhoria da imagem de Portugal no exterior.

Entre esses dirigentes empresariais que participam no encontro vai estar António Almeida, radicado na Finlândia e “destacado administrador da Nokia Siemens, que já deu o seu contributo para a decisão de investimento em Portugal num centro de serviços mundial”.

“Nas circunstâncias actuais, a recuperação económica só se consegue através de mais exportações, mais turismo e maior investimento produtivo das empresas privadas. Encontro sinais positivos de empreendorismo, inovação, criatividade, melhoria da qualidade e aproveitamento dos recursos locais, mas não chega. É preciso melhorar a imagem no estrangeiro porque se ela não é boa compram-nos menos e pagam a preço mais baixo, os investidores estrangeiros receiam investir, os que detêm os capitais temem emprestar e os emigrantes podem ter dúvidas em fazer cá os seus depósitos”, descreveu Cavaco Silva.

O chefe de Estado revelou que a Presidência da República está também a trabalhar noutras iniciativas para mobilizar contributos para a melhoria da imagem externa de Portugal, nomeadamente “a identificar os portugueses que têm posição influente nos países em que estão radicados e de estrangeiros amigos de Portugal”.

Sugerir correcção
Comentar