Cavaco chegou ao Peru, mas sem o ministro da Economia

Assessoria da Presidência reconhece mal-entendido em relação à composição da comitiva. Ministro regressa a Lisboa para cumprir agenda de concertação social.

Foto
Cavaco com o Presidente colombiano, Juan Manuel Santos Jose Miguel Gomez/Reuters

O Presidente da República, já está no Peru para uma visita de Estado de cerca de 24 horas, mas o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, que o acompanhou na viagem até à Colômbia, regressou a Lisboa. Com Cavaco Silva está agora o ministro Paulo Portas.

Cavaco Silva e a comitiva aterraram em Lima às 14h15 locais (20h15 em Lisboa), com uma hora de atraso em relação ao programa. Com o Presidente já não segue o ministro da Economia, mas antes o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

Álvaro Santos Pereira terá regressado a Lisboa para, aparentemente, ter um encontro informal no âmbito da concertação social – em cima da mesa estarão os cortes anunciados na sequência da reunião do Conselho de Ministros. Além disso, o ministro com a pasta da Economia foi designado por Pedro Passos Coelho para representar o Governo no congresso da UGT que decorre este fim-de-semana. Porém, tradicionalmente estes convidados só assistem ao encerramento do congresso, que acontece domingo – e a comitiva do Presidente da República regressa a Lisboa no sábado ao meio-dia.

Paulo Portas só se juntara à comitiva na quarta-feira ao fim da tarde, para a inauguração da Feira Internacional do Livro de Bogotá, em que Portugal é o país convidado. O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros esteve em Nouakchott, na Mauritânia, para receber a co-presidência, para Portugal, do grupo Diálogo 5+5 para o norte e o sul do Mediterrâneo Ocidental, que partilha precisamente com aquele Estado africano.

Durante a visita do Presidente à Colômbia havia sido dada a informação de que o ministro da Economia seguia viagem também para o Peru, onde nesta sexta-feira se realiza um seminário empresarial com empresas portuguesas e peruanas. Porém, fonte da Presidência reconheceu nesta quinta-feira aos jornalistas que houve uma falha de comunicação, uma vez que, afinal, ainda antes da saída da comitiva de Lisboa o Governo comunicara que Santos Pereira apenas estaria presente na etapa da Colômbia, entre dia 15 e a manhã de dia 18.

O programa de Cavaco Silva no Peru prevê que o Presidente da República se encontre ainda nesta quinta-feira com o seu homólogo peruano, Ollanta Humala Tasso, e que assinem três acordos. Os dois países vão assinar um memorando de entendimento na área da saúde que deverá implicar o intercâmbio de profissionais (como já acontece com a Colômbia), um programa de cooperação no âmbito da língua, intercâmbio científico e educação, bem como um acordo inter-institucional na área da ciência e tecnologia, que implicará a participação de universidades.

O PÚBLICO viaja a convite da Presidência da República

Sugerir correcção
Comentar