Cartas à Directora

Foi a vossa escolha

A maioria dos cidadãos portugueses elegeu novamente a coligação governamental para exercer durante mais quatro anos. Não sei se foi pela promessa do reembolso da sobretaxa ou pelo episódio ternurento do uso de um crucifixo na campanha, mas quando algum pensionista se queixar do desaparecimento da sua reforma eu não os vou ouvir. Quando algum pai acompanhar ao aeroporto o seu filho que foi obrigado a emigrar chorar diante das câmaras de televisão, eu apago o receptor. Eu já não me emociono quando ouvir alguém lamentar-se da sua interioridade, que fez quilómetros para ir a um hospital público sobrelotado ou a um tribunal sem condições. Jamais os quero ouvir dizer que os seus filhos estão a ser mal acompanhados nas escolas pois não existem funcionários nem professores suficientes. Quando se indignarem perante o aumento do IMI, do agravamento do IVA e do IRS, quando se afligirem pela diminuição dos seus apoios sociais, eu simplesmente não vou fazer caso porque foi a vossa escolha.

Emanuel Caetano, Ermesinde

 

Cada um tem a sorte que merece...

...lá diz o Povo. Os portugueses, ao longo de quatro anos, andaram a contestar, criticar e a tentarem derrubar o Governo, ontem, com a sua arma que é o voto, tornaram a eleger, embora com menos votos e deputados (38,5% - 104 deputados) o Governo dos doutores Pedro e Paulo. É inadmissível, que o doutor António Costa, e o Partido Socialista, que desde o princípio do corrente ano, chegaram, em sondagens, a ter a Maioria Absoluta, tivessem obtido ontem (32,4% - 85 deputados). Não se prevê, a curto e a médio prazo, tempo fáceis, para o Partido Socialista, que no meu ponto de vista, e para bem do futuro da Democracia, proceder a uma "revolução" nos seus Quadros, a começar pelo seu Líder - que no meu entender, deveria ter apresentado, já ontem, ao final da noite, a sua demissão - o PS, precisa urgentemente de um Líder, forte, com carisma, como também de dirigentes, de "sangue novo" . É muito cedo para fazer projetos sobre o futuro do Partido, mas uma coisa é certa: é preciso fazer uma "limpeza", de alto a baixo, ali para os lados do Largo do Rato - a seu tempo se verá.

Cardoso Thomaz, Lisboa

 

"Maioria de esquerda"??

Na noite de ontem foi sugerido por alguns militantes do PS um "governo de esquerda" juntando PS, BE e PCP. Só pode ser atribuído ao estado de choque que se viveu no PS, porque o programa que foi proposto pelo PS aos eleitores é totalmente incompatível com os do PCP e do BE. Os eleitores acabaram por dar razão a Cavaco: os partidos do arco de governação vão ter de se entender mesmo. Passos tem mostrado ao longo destes anos que põe os interesses de Portugal à frente do país. Cabe agora a Costa mostrar que faz o mesmo e que sabe mesmo estabelecer pontes e diálogo. Quanto ao governo fraco e a prazo, já era o que diziam do anterior que não chegaria ao fim, etc.

Helena Xavier, Lisboa

Sugerir correcção
Ler 1 comentários