Carlos Pereira quer um novo caminho para o PS-Madeira

Socialistas madeirenses elegeram novo líder e já pensam nas legislativas.

Foto
Carlos Pereira é o nono líder do PS-Madeira e sucede no cargo a Victor Freitas Rui Silva/ASpress

Carlos Pereira foi eleito nesta sexta-feira líder do PS-Madeira, numas eleições em que foi o único candidato. O novo presidente dos socialistas madeirenses, que conquistou 70% dos votos num universo de mil militantes, disse aos jornalistas que o partido começou um novo caminho, “diferente” daquele que tem percorrido até agora.

“Iniciamos hoje um caminho de confiança, de qualidade e de credibilidade”, disse Carlos Pereira, apontando já as baterias para as próximas legislativas.

O primeiro objectivo, explicou, é manter a representação na Assembleia da República (um deputado), aspirando sempre a aumentar esse número. A Madeira tem seis lugares no Parlamento, que actualmente são ocupados pelo PSD (quatro) e pelo PS e CDS (ambos com um).

“É legítimo aspirarmos a aumentar a nossa representação”, disse, admitindo que será necessário trabalhar muito mesmo num quadro político nacional que lhe poderá ser favorável.

“Os madeirenses já compreenderam que quem vai governar o país é o Partido Socialista, por isso será um desperdício distribuir votos por outros partidos”, defendeu, numa referência ao Juntos Pelo Povo (JPP), que nas regionais de 29 de Março conquistou o mesmo número de deputados que o PS-Madeira.

Apoiante de António Costa desde a primeira hora, Carlos Pereira espera capitalizar esse relacionamento junto do eleitorado madeirense. "Espero poder estabelecer compromissos com o futuro primeiro-ministro, António Costa, relativamente a alguns aspectos relevantes para a Madeira e, nessa perspectiva, os madeirenses vão poder decidir quem está em melhores condições para resolver os problemas", frisou, lembrando o histórico dos governos socialistas no relacionamento com a região autónoma: perdão da dívida regional, em 1998, e a Lei de Meios para a reconstrução da ilha após o temporal de 20 de Fevereiro de 2010.

Carlos Pereira, que é líder do grupo parlamentar do PS na Assembleia Regional, é o nono líder do PS-Madeira e sucede a Victor Freitas, que se demitiu após os resultados das últimas eleições regionais, que deixaram os socialistas como terceira força política no parlamento regional.

A eleição será confirmada no VXII Congresso do PS-Madeira, que decorre a 27 e 28 de Junho, no Funchal, e que deverá contar com as presenças de António Costa e Carlos César.  

Sugerir correcção
Ler 1 comentários