Cândido Ferreira faz campanha por temas, sem comícios ou jantares

O candidato que é militante socialista há mais de 30 anos vai privilegiar o litoral e o seu dia-a-dia no terreno vai ser organizado por temas, da saúde à justiça, do património ao mar, da arte ao desenvolvimento, entre outros.

Foto
Rui Gaudêncio

O candidato presidencial Cândido Ferreira vai fazer uma campanha por temas, da ciência e saúde à agricultura, justiça ou defesa, privilegiando os contactos com a imprensa e acções durante o dia, sem qualquer comício agendado.

Segundo o programa de campanha divulgado esta terça-feira, Cândido Ferreira começa já na sexta-feira em Coimbra com o tema Ciência e Saúde, quando visitar o Serviço de Transplantação Renal dos Hospitais da Universidade de Coimbra e depois o Centro de Transplantação.

Seguem-se os temas Agricultura e Cultura Popular e Autarquias e Desenvolvimento, no sábado, em Mira, e depois um domingo no Porto com uma visita ao Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo. O tema é a Reinserção Social e Dignificação da Justiça.

O início da semana e o segundo dia de campanha oficial (de 10 a 22) é passado no Algarve, dedicado ao Serviço Nacional de Saúde, com Cândido Ferreira a subir depois para Évora (Defesa do Património e Turismo), Almada (Igualdade e Defesa da Escola Pública) e Aveiro (Arte e Ciência, Tecnologia e Indústria). Depois de passar por Cantanhede e Albergaria-a-Velha o candidato termina a primeira semana da campanha em Portalegre (Problemas de Desenvolvimento do Interior) e continua depois com um dia dedicado ao Mar em Peniche.

A campanha segue de novo para a zona de Coimbra, em Miranda do Corvo, depois Oeiras e Lisboa, para terminar em Leiria, num dia dedicado ao Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional e com um jantar com apoiantes.

Sem idas na campanha às regiões autónomas ou, por exemplo, a toda a região interior Norte, Cândido Ferreira privilegia a área entre Leiria e Aveiro. Médico, Cândido Ferreira nasceu no concelho de Cantanhede, Coimbra, e vive em Leiria.

Depois de na sexta-feira ter abandonado um debate televisivo com outros candidatos, Cândido Ferreira queixou-se de haver critérios diferentes dos vários canais para com os candidatos e afirmou sentir-se discriminado. Ainda que tivesse dito que se retirava com "mágoa" do programa, o candidato privilegia os contactos com a imprensa, tendo na agenda de campanha almoços com os jornalistas praticamente todos os dias. Só em dois dias os troca por apoiantes.

Com uma campanha pouco exaustiva, o dia-a-dia do candidato nas duas semanas de campanha começa a meio da manhã, geralmente pelas 11h00, e termina em média pelas 16h00. Haverá dois jantares: um no dia 15 na sua terra natal e outro no dia 22 na terra onde vive. E no dia 20 terá um encontro com o Cardeal Patriarca de Lisboa. Nas duas semanas visita também várias câmaras e fábricas, escolas e hospitais, locais de cultura e lazer e duas cadeias.

Sugerir correcção
Comentar