Candidato à liderança do PS diz que Seguro deve esclarecer críticas feitas por Sócrates

Aires Pedro quer que líder socialista esclareça crítica de "cumplicidade política" com a direita.

O madeirense Aires Pedro, candidato à liderança do PS, defende que António José Seguro deve vir a público esclarecer a crítica da “cumplicidade política” com a direita feita à actual direcção do partido pelo ex-primeiro-ministro José Sócrates.

 

Na entrevista que deu à RTP a 27 de Março, José Sócrates considerou que a “nobre” atitude da actual direcção socialista centrada no futuro deixou a narrativa da “direita” sobre o passado sem contraditório.

Quanto questionado sobre se a nova direcção do PS, liderada por António José Seguro, não tem defendido a acção dos seus governos, José Sócrates respondeu: “Compreendo essa atitude do PS muito bem. Agora, essa atitude do PS, que é uma atitude nobre, deixou que a narrativa feita pelos meus adversários políticos estivesse sozinha em campo. Quem tem de defender a minha governação sou eu, e estou aqui para o fazer”.

Num comunicado enviado à agência Lusa, com o título “Tem a palavra, António José Seguro!”, o candidato madeirense à liderança do PS e único adversário do actual secretário-geral considera que esta observação de José Sócrates faz uma “clara alusão àquilo que foi uma inadmissível cumplicidade política de António José Seguro para com a direita desde a tomada de poder pelo desgoverno de Pedro Passos Coelho”.

“Pelo que perante a observação feita por José Sócrates é legítimo exigir-se a António José Seguro, especialmente num momento em que se recandidata a secretário-geral, venha ao menos pedir desculpas ao PS e aos portugueses em geral ou se assim entender, que comente publicamente a acusação”, afirma Aires Pedro no mesmo documento.

“Dúvidas não temos também que o actual secretário-geral do PS pactuou com tal narrativa, não lhe fazendo qualquer oposição”, escreve Aires Pedro, acrescentando que a inacção de António José Seguro acontece porque, no seu entender, “estava muito mais interessado em reforçar a sua liderança interna do que propriamente em fazer frente à direita”.

O militante madeirense considera que “perante os recorrentes ataques da direita ao governo socialista de José Sócrates, António José Seguro e a sua actual direcção permitiram dolosamente que os opositores do PS insistissem reiteradamente nas mentiras sobre governação socialista”.

“Uma clara intenção de António José Seguro, mas um erro execrável! Pois tal deliberada omissão de combater a dita narrativa de direita, teve como consequência que os portugueses nunca até agora tivessem considerado o PS como uma séria alternativa ao desgoverno de Pedro Passos Coelho”, opina.

Aires Pedro é um militante socialista madeirense, mas a sua candidatura não conta com o apoio da direcção regional do PS-Madeira que declarou estar ao lado do projecto do actual secretário-geral. Estudou Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, vive no Funchal, é ex-membro da Comissão Nacional de Jurisdição - PS, foi co-fundador do Movimento Madeira Autonomia (MMA).

A Comissão Nacional do PS aprovou a marcação das eleições directas para o cargo de secretário-geral para 13 de Abril e a realização do XIX Congresso Nacional está marcado para os dias 26 a 28 do mesmo mês.

Sugerir correcção
Comentar