Bloco quer "Casa da Música" no Parque Mayer

Uma Casa da Música em Lisboa, com gestão camarária. É a proposta de João Semedo para o Parque Mayer, em Lisboa.

Foto
João Semedo é o candidato do BE à câmara de Lisboa Arq

O cabeça-de-lista do BE à Câmara de Lisboa, João Semedo, propôs esta segunda-feira a construção de uma "Casa da Música" no Parque Mayer, recusando que uma "solução financeira" para o espaço venha a prejudicar o interesse da cidade.

Numa visita ao local, hoje dominado pelas obras de reabilitação do antigo teatro Capitólio e ocupado por um parque de estacionamento, João Semedo defendeu que o plano de pormenor do Parque Mayer deve ser revisto para incluir a "Casa da Música".

"Lisboa esqueceu a canção, Lisboa não é só fado. Os cantores têm hoje muita dificuldade em encontrar um sítio onde possam apresentar os seus espetáculos", sustentou. O espaço, a construir de raiz, deveria ter uma capacidade de 500 a 600 espetadores e uma utilização polivalente, destinando-se a "vários tipos de música". De gestão municipal, a "Casa da Música" deveria ainda, além de acolher espetáculos, ter "escolas, formação, ateliês, biblioteca, venda de livros e de CD", o que "contribuiria para a viabilidade" do local, sugeriu o candidato bloquista.

Para executar esta proposta, o BE lembrou que o Parque Mayer, "uma zona nobre e com muitas tradições na cidade", deve regressar à posse da Câmara de Lisboa - assunto atualmente a aguardar decisão do Tribunal da Relação, num diferendo que opõe a autarquia à Bragaparques, antiga detentora dos terrenos.

"Não aceitamos que nessa possibilidade, mais uma vez, o que tenha importância seja o negócio e não o interesse de Lisboa e dos lisboetas. Gato escaldado de água fria tem medo. Receamos que a perspectiva de um negócio favorável às finanças da câmara possa prejudicar um projeto artístico e cultural de todo o interesse para a cidade", sublinhou João Semedo.

Além do BE, concorrem à Câmara de Lisboa nas eleições autárquicas de dia 29 o PS (António Costa), a coligação PSD/CDS-PP/MPT (Fernando Seara), CDU (João Ferreira), a coligação PPM/PPV/PND (Nuno Correia da Silva), PCTP/MRPP (Joana Miranda), PTP (Amândio Madaleno), PAN (Paulo Borges) e PNR (João Patrocínio).

A Câmara de Lisboa é actualmente composta por oito vereadores da lista do PS (três de movimentos independentes), sete eleitos pela coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM e um pela CDU. As eleições autárquicas decorrem a 29 de Setembro.

Sugerir correcção
Comentar