Bloco e PCP propõem rejeição do Documento de Estratégia Orçamental

PS vai votar a favor das duas iniciativas.

Foto
Rui Gaudêncio

BE e PCP deram entrada nesta sexta-feira de dois projectos de resolução em que recomendam ao Governo a rejeição do Documento de Estratégia Orçamental (DEO) 2013-2017 e a alternativa de uma estratégia para o crescimento e emprego. O PS vai votar a favor.

O desafio do BE, em dia de debate parlamentar sobre o Orçamento Rectificativo ainda para este ano, é assim o de “rejeitar o DEO porque este contribui para o empobrecimento dos trabalhadores, dos desempregados e reformados, impede a implementação de estímulos anti recessivos e a colocação do emprego como prioridade política nacional”. No documento, os bloquistas avaliam que o DEO “falhou no essencial”, que implementa mais austeridade e não propõe qualquer estratégia para o crescimento e para o emprego. 

Também segundo o PCP, "o DEO dá seguimento a uma postura governamental de total desligamento da realidade e de desprezo pela economia e pelos portugueses. Não apresenta qualquer tipo de compatibilização da política orçamental projetada com a política económica e socia".

O DEO não é votado no Parlamento, mas o Bloco e o PCP reuniram o consenso dos grupos parlamentares para que a resolução seja votada ainda no plenário desta manhã. A maioria PSD/CDS irá chumbar ambas as iniciativas legislativas.

 

 
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar