BE: Reabilitação urbana, apoio à terceira idade e eficiência energética criaria 75 mil empregos

Foto
Francisco Louçã apresentou a segunda de vinte medidas que os bloquistas vão apresentar até às eleições Enric Vives-Rubio

O BE apresentou hoje um pacote de medidas para reanimar a economia e criar 75 mil empregos no médio prazo, constituído por um programa de reabilitação urbana, apoio à terceira idade e de aposta na energia solar.

As três propostas para a criação de emprego fazem parte da segunda de vinte medidas que os bloquistas vão apresentar até às eleições de Junho e seriam financiadas por um novo imposto sobre o património e que, segundo o BE, permitiria ao Estado um encaixe de 600 milhões de euros.

O programa de reabilitação urbana, uma proposta já por diversas vezes apresentada pelo BE, teria um investimento de 500 milhões de euros em cada um dos anos, como forma de “recuperar 200 mil casas degradadas, reduzindo o endividamento externo e promovendo o arrendamento a preços mais baixos”.

Segundo os bloquistas, seriam criados 60 mil postos de trabalho ao longo de quatro anos, “em empresas e trabalho especializado”.

Já o programa de apoio à terceira idade seria estendido por 10 anos, respondendo “a mais 100 mil idosos em apoio domiciliário, criando mais 10 mil postos de trabalho a curto prazo e 25 mil a médio prazo”.

Como terceira medida, o BE defende um “programa de eficiência energética e promoção da energia solar”, que implica um investimento de 200 milhões “para poupança em importação de petróleo de 400 milhões por ano” e “de 150 milhões em créditos de carbono”.

Com esta proposta, diz o BE, criar-se-iam 15 mil postos de trabalho a curto prazo e mais 85 mil nos dez anos do programa.

Sugerir correcção
Comentar