BE quer mais atenção às freguesias no OE para 2015

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) Catarina Martins reclamou esta terça-feira uma maior atenção em "meios" e "autonomia" para as juntas de freguesia no Orçamento do Estado (OE) para 2015, especialmente por se tratar de um período de "crise social".

"Com uma crise social mais aguda, precisamos que as juntas de freguesia tenham meios e autonomia. Essa será uma das prioridades do BE para o OE", declarou Catarina Martins. A bloquista falava no final de uma reunião tida na sede do partido, em Lisboa, com uma delegação da Associação Nacional de Freguesias (Anafre).

Para o BE, é necessário que o Orçamento do próximo ano integre "propostas mais capazes para garantir às juntas de freguesia a capacidade de financiamento e a autonomia desse financiamento para que possam dar resposta às necessidades das populações".

O financiamento das juntas de freguesia, lembrou a coordenadora do Bloco, "tem vindo a diminuir", e no final do encontro de hoje com a Anafre, Catarina Martins voltou a abordar a reorganização do território recentemente introduzida. "A reorganização administrativa do território foi feita de uma forma incompetente do ponto de vista técnico e foi feita de uma forma ilegítima do ponto de vista democrático", sustentou.

Sugerir correcção
Comentar