A deputada do Bloco de Esquerda Cecília Honório requereu, esta sexta-feira, uma audição do ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, para que dê explicações sobre a possibilidade de a RTP ser entregue a um grupo de capitais angolanos.
“Para o BE só há uma solução, a estação pública tem de ficar em mãos públicas e não há outra alternativa”, argumentou Cecília Honório.
A deputada disse que entregou um requerimento a pedir a presença de Miguel Relvas, que tem a tutela da comunicação social, no Parlamento para que dê explicações sobre uma privatização “feita à la carte” com “todas as consequências que terá para a estação pública a entrega ao capital angolano”.
“Verificamos que há aqui um interesse em que um país onde os direitos humanos são muitas vezes postos em causa, onde a liberdade de imprensa não existe verdadeiramente, que esse país tenha um ascendente para nós inqualificável no futuro da estação pública”, criticou.
O grupo económico Newshold, que detém o jornal SOL, afirmou, na quinta-feira, em comunicado, que tem “disponibilidade e meios” para avançar para uma eventual privatização da RTP, caso o modelo proposto pelo Governo se revele “um negócio interessante”.
“Na hipótese de a solução a definir pelo Governo português para a privatização ou concessão da RTP se revelar um negócio interessante para as partes, a Newshold tem disponibilidade e meios para, isoladamente ou em parceria, apresentar uma candidatura séria com vista a assegurar e garantir a implementação de um projeto verdadeiramente sólido e independente para a RTP”, lê-se no comunicado.

Comentar