BE propõe 100 milhões de euros para reabilitação urbana no Porto

José Soeiro no XIX Congresso do PS, em Abril, no qual esteve em representação do BE Nelson Garrido

O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal do Porto, José Soeiro, elencou neste sábado sete propostas para a cidade, entre as quais o investimento de 100 milhões de euros para reabilitar o edificado.

Durante a apresentação pública da candidatura à autarquia, sob o mote “E se virássemos o Porto ao contrário?”, o antigo deputado disse que o que move o projecto, entre outros motivos, é um “sentido de urgência em relação” ao Porto, cidade que classifica como “depauperada, despovoada e deprimida”, face a 10 anos de “péssimo governo” e de “uma oposição que nem sempre esteve à altura”.

Por essa razão, o sociólogo propôs o investimento de 25 milhões de euros por ano na reabilitação urbana durante quatro anos, uma “revolução cidadã para aprofundar a democracia”, a suspensão imediata de despejos e de cortes de luz e água, a transformação das escolas em equipamentos ao serviço das comunidades, um “plano verde” que efective a plantação de 2.500 árvores por ano, um programa para “reduzir drasticamente as vítimas de acidentes viários na cidade” e a “conquista” das ruas através da ocupação dos espaços públicos com arte e cultura.

“Não nos candidatamos para termos razão. Queremos mesmo transformar o Porto. Queremos aprender com a cidade. Promover a participação. Queremos levar estas vozes à vereação e multiplicá-las na Assembleia Municipal”, disse o candidato, numa sessão que contou com as presenças dos dois coordenadores do BE, Catarina Martins e João Semedo.

A candidatura vai ter um “fórum aberto” para debater o programa, que ainda está por finalizar, apesar das sete propostas apresentadas neste sábado.

Minutos antes da intervenção de Soeiro, a cabeça de lista do BE à Assembleia Municipal, Ana Luísa Amaral, declarou que o objectivo é que o Porto deixe de ser “a cidade dos que são forçados a partir”, tendo perdido 9,7% da população entre 2001 e 2011 para um total 237.591 habitantes, segundo os Censos.

“A autarquia tem dezenas de prédios no centro histórico que lhe pertencem e estão vazios. Comecemos por esses. Recuperem-se as casas, coloquem-se para arrendar. Em dez anos, a autarquia recuperará o investimento, não apenas em rendas mas no repovoamento. E entretanto, cria emprego, requalifica o espaço público, densifica a cidade”, afirmou Soeiro.

O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal do Porto, José Soeiro, elencou neste sábado sete propostas para a cidade, entre as quais o investimento de 100 milhões de euros para reabilitar o edificado.

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues