BE e PCP reúnem-se: aliança à vista?

Foto
A abertura do BE a uma eventual aliança com o PCP está expressa na moção de orientação cujo primeiro subscritor é Louçã Foto: Pedro Cunha

Numa nota de imprensa, o Bloco de Esquerda anuncia que convidou a direcção do PCP para uma reunião destinada a debater a “situação política e social”. É um dos primeiros passos para uma eventual aliança entre os dois partidos.

O encontro entre as cúpulas do Bloco e do PCP acontecerá na próxima sexta-feira, a partir das 11h00, na Assembleia da República.

Refira-se que a abertura dos bloquistas a uma eventual aliança com os comunistas, que o PÚBLICO avançou na passada semana, está expressa na moção de orientação cujo primeiro subscritor é Francisco Louçã e que será apresentada na Convenção do partido, agendada para o início de Maio.

Apesar de sublinharem que existem “diferenças assinaláveis” entre o BE e o PCP, os bloquistas signatários desta moção defendem que o “objectivo da vitória” exige uma “aproximação de esquerdas com ideias diferentes”. E acrescentam: “Nenhum partido minoritário será capaz por si só de aplicar uma política socialista. Todos os contributos para a unidade são caminhos para a maioria.”

Ontem, Jerónimo de Sousa, secretário-geral dos comunistas, manifestou a disponibilidade de o partido firmar um acordo pós-eleitoral com os bloquistas, pedindo ao BE para “clarificar os seus objectivos”. “Em relação ao BE, é preciso que clarifique os seus objectivos, mas não temos nenhum preconceito em considerar que existam portugueses também preocupados com a situação, dispostos a fazer um esforço para esse Governo patriótico e de esquerda”, afirmou.

A defesa de um projecto unitário à esquerda é também feita pelo movimento Ruptura/FER, cuja moção à Convenção do BE, garante que a aliança PCP/BE “arrastaria mais votos e pessoas do que aqueles somados por BE e PCP”. “Atrairia também sectores do PS, votantes de Fernando Nobre, sindicalistas e as novas gerações abstencionistas. Sem ousar romper este tabu, con­tinuaremos condenados à falsa rotatividade do cen­trão. O BE assumirá a tarefa de convocar o PCP para se debater o núcleo duro de uma Esquerda Grande, que possa dar corpo a um Governo das Esquerdas”, pode ler-se no documento.

Sugerir correcção
Comentar