BE considera escolha de Assis pelo PS "preocupante"

Para os bloquistas, Francisco Assis representa no PSD uma linha de aproximação ao PSD. O PCTP/MRPP propõe "lista única das forças democráticas" (de esquerda) ao Parlamento Europeu, apesar de PS, BE, CDU, e o próprio PCTP/MRPP, já terem apresentado os respectivos cabeças-de-lista.

O Bloco de Esquerda considerou neste domingo "preocupante" a escolha de Francisco Assis para encabeçar a lista europeia do PS, dizendo que o ex-líder parlamentar socialista é conhecido por defender o "Bloco Central" e atacar a esquerda.

"É um sinal preocupante", declarou José Guilherme Gusmão, membro da Comissão Política do Bloco de Esquerda, em conferência de imprensa, momentos depois de o secretário-geral do PS, António José Seguro, ter anunciado em Santo Tirso que Francisco Assis é o cabeça-de-lista dos socialistas nas eleições de 25 de Maio. Na semana passada, a actual deputada europeia Marisa Matias foi apresentada como a cabeça-de-lista dos bloquistas às eleições para o Parlamento Europeu.

Na conferência de imprensa, e sobre a escolha de Francisco Assis para encabeçar a lista europeia do PS, José Guilherme Gusmão começou por assumir uma reacção cautelosa, alegando que o BE ainda não teve acesso ao discurso que Assis irá apresentar durante a campanha eleitoral e que só perante a definição desse discurso e das prioridades os bloquistas se poderão pronunciar. "Mas registamos que António José Seguro escolheu para ser a voz do PS nas próximas eleições europeias uma pessoa que é conhecida por todo o país por defender o Bloco Central (PS/PSD), ou seja, por defender que o PS faça um acordo com aqueles que têm governado o país para que se continue a implementar políticas de austeridade nos próximos anos", apontou José Guilherme Gusmão.

Ainda de acordo com o dirigente do BE, "no contexto em que o país vive - e em que a direita faz o mais feroz ataque de que há memória na democracia portuguesa aos direitos dos trabalhadores e ao Estado social -, Francisco Assis, nas suas intervenções públicas ou nos artigos que tem escrito, tem-se essencialmente pronunciado contra as organizações de esquerda, responsabilizando-as pelo estado a que o país chegou".

"Num momento em que a direita destrói o país, Francisco Assis tem atacado os partidos à sua esquerda. Pensamos que é um sinal preocupante que o PS dá com essa candidatura, mas aguardaremos mais definições no plano da política desse candidato", acrescentou José Guilherme Gusmão.

PCTP/MRPP quer união das forças democráticas e patrióticas

Poucas horas depois do anúncio, feito por António José Seguro, de que Francisco Assis será o cabeça-de-lista do PS nas eleições para o Parlamento Europeu, o PCTP/MRPP emitiu um comunicado apelando à constituição de uma "lista única de todas as forças democráticas e patrióticas para vencer a lista conjunta PSD/CDS".

"Tendo o PSD formalizado no seu congresso deste fim-de-semana a formação de uma lista conjunta com o CDS às próximas eleições europeias" - encabeçada por Paulo Rangel -, "o PCTP/MRPP decidiu propor a constituição de uma lista única de todas as forças democráticas e patrióticas para se opor e derrotar aquela coligação eleitoral reaccionária e anti-patriótica", lê-se no comunicado.

O PCTP/MRPP acrescenta que decidiu "endereçar esta proposta ao PS, PCP e BE e outras forças políticas e sociais, bem como a diversas personalidades democráticas e patrióticas". "Esta posição", explica, "decorre do facto de o partido defender há muito que a actual coligação no poder, e que agora se apresenta às eleições europeias, só pode ser derrubada e derrotada com base numa ampla frente democrática e patriótica".

Esta proposta do PCTP/MRPP surge numa altura em que, além do PS e do BE, também a CDU já apresentou o respectivo cabeça-de-lista, que será João Ferreira. O próprio PCTP/MRPP anunciou há dias que Leopoldo Mesquita vai encabeçar a sua lista de candidatos ao Parlamento Europeu e que se bateria pela saída de Portugal do euro durante a campanha eleitoral.

Sugerir correcção
Comentar