BBC Trust, a inspiração do ministro, está a reavaliar modelo

Foto
Dave Caulkin/AP Photo

O BBC Trust, órgão de supervisão do serviço público britânico em que o ministro Miguel Poiares Maduro se baseou para desenhar o conselho geral independente da RTP, decidiu fazer algumas alterações ao funcionamento para clarificar quem manda em quê, para aumentar a fiscalização sobre a administração e para aumentar a transparência do seu funcionamento.

Num relatório sobre a forma de governo conjunto do BBC Trust e da administração do serviço público britânico, as duas entidades chegaram à conclusão que há várias facetas a limar neste relacionamento.

É preciso, dizem, marcar uma maior separação entre as obrigações e competências do Trust e da administração, com o primeiro a comprometer-se que passará a abster-se de se envolver nas decisões operacionais e apenas a estabelecer a estratégia global que a administração tem que implementar. E a segunda, que verá o seu quadro de administradores não executivos alargados de quatro para seis membros, a prometer maior empenho nas tarefas que lhe são confiadas pelo Trust.

Mas para essa relação funcionar melhor, o Trust quer estar mais a par do que a administração anda a fazer. Por isso vai passar a receber relatórios trimestrais sobre e até relatórios especiais caso algum projecto não esteja a correr bem.  

Para aumentar a transparência, decidiram mesmo filmar e transmitir reuniões entre o Trust e a administração, começando pelos encontros regulares em que se avaliam os serviços e canais da BBC e os de discussão dos relatórios e contas. Também serão pedidos (e ouvidos, promete o Trust) as sugestões dos contribuintes para o que devem ser as prioridades da BBC estabelecidas anualmente.

O ministro Poiares Maduro disse ao PÚBLICO que no caso português foram já consideradas, por antecipação, algumas destas questões da transparência, como é o caso da divulgação pública de relatórios.
 

Sugerir correcção
Comentar