Autarca do Fundão propõe-se a disputar a liderança da Anafre

Congresso reunido em Aveiro foi desafiado a dar uma oportunidade a uma lista de mudança para os órgãos dirigentes da Associação Nacional de Freguesias.

O independente Manuel Malícia Trindade, presidente da Junta de Freguesia do Fundão, foi neste sábado ao XIV Congresso da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), que decorre em Aveiro, anunciar a vontade de disputar a liderança, apelando à mudança e à renovação.

“Queremos uma Anafre mais próxima das freguesias. Depende de vocês saber se querem uma segunda alternativa a este congresso”, declarou o autarca Malícia Trindade, apelando aos congressistas para que se mobilizem de modo a reunir as assinaturas necessárias para uma candidatura.

O autarca, que pretende apresentar listas a todos os órgãos, com excepção da mesa do Congresso, aproveitou o palco para criticar a  liderança do social-democrata, Armando Vieira, que deixa neste fim-de-semana a presidência do conselho geral da Anafre, passando a ocupar uma das vice-presidências.

O autarca do Fundão aludiu também ao muro de silêncio que encontrou por parte dos órgãos dirigentes da associação, queixando-se de que não lhe foram facultados nenhum documento dos que solicitou, desde a listagem dos delegados ao congresso, passando pelos cadernos eleitorais bem como as contas da Anafre relativas a 2013.

Armando Vieira respondeu de imediato para refutar as acusações, afirmando que não houve condições para que os documentos fossem dispensados uma vez que só ficaram disponíveis quinta-feira, na véspera do arranque do congresso. Quanto às contas, o social-democrata revelou que são auditadas pelo Tribunal de Contas e que a Anafre cumpre a lei.

E, num sinal de abertura, Armando Vieira revelou aos congressistas que conversou com os autarcas que querem agora avançar com uma lista opositora à direcção, oferecendo-lhes lugares na lista.

Esta revelação valeu a Armando Vieira críticas violentas por parte de dois autarcas de Barqueiros, concelho de Barcelos, que foi acusado de dizer “barbaridades” e “de estar a fazer campanha eleitoral” por momentos antes ter anunciado à reunião magna um reforço de 800 mil euros, provientes do próximo Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020 com vista à modernização administrativa das freguesias.

“Os lugares da associação não se oferecem, são votados. Até entendo que o senhor presidente não tenha dito por mal, mas não gostei e é caso para lhe perguntar: que lugar me oferce?  É um bocado feio um presidente de uma associação oferecer lugares”, sustentou um dos autarcas de freguesia de Barqueiros, desafiando a nova direcção da Anafre a fazer uma reforma tendo em conta as assimetrias que existem no país.

Também o socialista António Silva, autarca de Barqueiros, não poupou a ldierança de Armando Vieira, estendendo as críticas ao Governo pelos “atropelos que tem feito contra os autarcas das freguesias". E dirigindo-se a Armando Vieira acusou-o de ir ao congresso dizer ”barbaridades”.

Mas este autarca de Barqueiros foi alvo de uma enorme vaia quando revelou que deixou a CDU, porque "evolui ", tendo ingressado no PS. “Sou um homem de carácter. Deixei de ser comunista quando Álvaro Cunhal morreu e o PS virou à direita”. Nova vaia se propagou na sala do Centro de Congresso de Aveiro onde decorre o conclave da Anafre.

No primeiro dia, também se ouviu uma vaia, dirigida ao secretário de Estado do Poder Local, Leitão Amaro, depois de este afirmar que "houve um reforço de competências e de meios financeiros" em bnenefício da administração local. "Mentiroso", "é só conversa", griitaram muitos das centenas de autarcas reunidos em Aveiro.

Sugerir correcção
Comentar