Apoiantes de Costa vencem em sete das 11 federações do PS

Resultados são apenas um barómtero, pois primárias de 28 de Setembro estão também abertas a simpatizantes.

Os militantes do PS votaram esta sexta-feira em 11 federações, tendo os candidatos apoiantes de António Costa às primárias de 28 de Setembro vencido em sete eleições, e os apoiantes de António José Seguro em quatro.

Na capital, o candidato e actual presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa, Marcos Perestrello chegou a 81% dos votos, enquanto António Galamba, do secretariado Nacional e elemento de Seguro, obteve 18,7% dos votos.

Em Setúbal, a deputada socialista Ana Catarina Mendes, apoiante de António Costa, venceu com 55% dos votos contra 45% de Madalena Alves Pereira, seguidora de António José Seguro. Ana Catarina Mendes obteve 1.180 votos contra 978 de Madalena Alves Pereira, num universo de 2.803 militantes do PS com capacidade eleitoral.

Em Aveiro, o actual presidente da Federação socialista, Pedro Nuno Santos, apoiante de Costa, foi reeleito para um terceiro mandato, com mais do triplo dos votos do seu adversário. Pedro Nuno Santos obteve 1.563 votos (78%) contra os 430 (22%) de Gonçalo Fonseca, num acto em que votaram pouco mais de dois mil militantes num universo de 2.582 possíveis votantes.

Na federação Distrital de Bragança o deputado socialista Mota Andrade, apoiante de Seguro nas primárias, foi o vencedor com 61% dos votos, apesar de a adversária, Berta Nunes, ter ganhado na maioria das concelhias da região.

Em Leiria, o antigo governador civil José Miguel Medeiros foi eleito presidente da Federação Distrital, ganhando ao seu único adversário, António Sales, por sete votos de diferença. José Miguel Medeiros, que expressou apoio a António Costa, teve 618 votos, (50,2%) enquanto António Sales conseguiu 611, (49,8%) tendo votado 1.243 militantes de um total de 1.450.

Na Federação Regional do Oeste, o presidente da câmara de Torres Vedras e da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Carlos Miguel, que apoia Costa, venceu as eleições com 62,5% dos votos, contra 37,5% de José Tomé, e sucede a Rui Prudêncio.

Na Federação de Viana do Castelo, José Carpinteira venceu as eleições com 55,7 % dos votos contra os 44,3 % de Jorge Fão, ambos apoiantes de António José Seguro.

Das sete federações com apenas uma só candidatura à liderança, quatro foram já nesta sexta-feira a votos. Os militantes socialistas elegeram José Albano Marques (apoiante de Seguro) na Guarda. No Baixo Alentejo, Pedro do Carmo, actual presidente e apoiante de António José Seguro, foi eleito. Em Portalegre o eleito foi Luís Testa, e em Évora Capoulas Santos, ambos apoiantes de António Costa nas primárias.

Contabilizando estes resultados, no primeiro dia de eleições nas federações distritais do PS de disputa directa entre Seguro e Costa, o autarca de Lisboa em Aveiro, Leiria, Lisboa e Setúbal. Já em Bragança venceu o apoiante do actual secretário-geral.

Nas federações em que não houve confronto directo de dirigentes que manifestaram apoio a Seguro ou a Costa, apoiantes deste último venceram em Évora, Oeste e Portalegre. Seguidores de Seguro triunfaram no Baixo Alentejo, Guarda e Viana do Castelo.

Ressalva-se que estes resultados são, apenas, um barómetro de pouco significado em termos de primárias, pois os universos eleitorais são diferentes. Em 28 de Setembro, as urnas estão abertas também a apoiantes.

As eleições para as 19 federações do PS - que abarcam os 18 distritos de Portugal continental e a Federação Regional do Oeste (no distrito de Lisboa) - prosseguem este sábado em mais oito federações distritais: Algarve, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Porto, Vila Real e Viseu. Na federação de Santarém, os militantes socialistas foram esta sexta-feira a votos, mas os resultados só são conhecidos durante este sábado.

Sugerir correcção
Comentar