António Vitorino apela à mobilização dos eleitores para uma "grande vitória do PS"

Mandatário da lista socilalista lembra, no site do PS para as eleições de 25 de Maio, que "os portugueses sabem hoje melhor do que nunca o impacto das decisões europeias na sua vida quotidiana".

Foto
António Vitorino Enric Vives-Rubio

É com um forte apelo à mobilização dos eleitores para “uma grande vitória do PS” no dia 25 de Maio que António Vitorino, mandatário da lista socialista, assinala o arranque, este sábado, do site oficial do partido para as eleições para o Parlamento Europeu.

“Aqueles que se abstiverem de participar não poderão mais tarde queixar-se da continuação da austeridade cega ou das orientações que discriminam os países em função da sua situação económico e social”, avisa António Vitorino, afirmando que “não participar é deixar a decisão nas mãos de activistas minoritários que não têm em linha de conta os legítimos anseios e aspirações de mudança da larga maioria dos cidadãos europeus”.

“Apelo por isso a todos, socialistas ou independentes que connosco fazem esta jornada de luta, para que se mobilizem e mobilizem a grande massa de eleitores para uma grande vitória do PS e do ideal europeu no próximo dia 25 de Maio”, declarou o antigo comissário europeu da Justiça e dos Assuntos Internos.

Naquela que é a sua primeira declaração sobre as eleições europeias na qualidade de mandatário da lista socialista, o antigo-ministro da Presidência e da Defesa pede mudança e alerta para a importância das próximas eleições, que vão eleger um Parlamento Europeu com poderes reforçados pelo Tratado de Lisboa e que marcam o início de um conjunto de actos eleitorais, que culminam em 2017 com as eleições autárquicas.

António Vitorino alude na sua declaração aos “sacrifícios impostos pela troika” para afirmar que os “portugueses sabem hoje melhor do que nunca o impacto das decisões europeias na sua vida quotidiana. Mas também porque se sente crescentemente uma reivindicação das pessoas sobre a necessidade de mudar o rumo das políticas europeias. Recuperando os valores da solidariedade, da convergência económica e social e da retoma do crescimento sem a qual não haverá criação de emprego”.

Esta mensagem de mudança - sustenta ainda o mandatário da lista socialista - "tem de ser assumida pelos europeus através do voto".

“Uma vitória da família socialista e social-democrata europeia será portanto a mensagem forte de mudança que tem de chegar aos centros de decisão europeus. Nós, portugueses, temos de assumir a nossa quota-parte de responsabilidade contribuindo para essa vitória à escala europeia”, vaticinou Vitorino.

Liderada por Francisco Assis, a lista do PS às eleições europeias, aprovada por unanimidade pela Comissão Política Nacional do partido, tem como número dois a antiga ministra de António Guterres e actual conselheira da União Europeia, Maria João Rodrigues, e em terceiro está Carlos Zorrinho, ex-líder do grupo parlamentar do PS.

A eurodeputada Elisa Ferreira, Ricardo Serrão Santos (Madeira), Ana Gomes, Pedro Silva Pereira e Liliana Rodrigues (Açores), seguem-se por esta ordem na lista, que apresenta Eduardo Lourenço numa posição simbólica (21º lugar).
 

   





Sugerir correcção
Comentar