António José Seguro renuncia ao seu lugar no Conselho de Estado

Seguro fora indicado pelo PS e eleito pelo Parlamento em 2011 para integrar o órgão de consulta do Presidente. Deverá ser substituído por Alfredo Bruto da Costa.

Foto
António José Seguro Miguel Madeira

O secretário-geral do PS, António José Seguro, pediu esta segunda-feira, em carta à presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, a sua renúncia ao lugar no Conselho de Estado. Para o seu lugar deverá ser indicado Alfredo Bruto da Costa, o nome seguinte na lista do Parlamento.

De acordo com fonte oficial dos socialistas, o pedido de renúncia de António José Seguro foi dirigido a Assunção Esteves por ter sido eleito para o Conselho de Estado pela Assembleia da República e a sua decisão decorreu do facto de o seu mandato neste órgão estar associado ao exercício das funções de secretário-geral do PS.

"Em coerência com o seu pedido de demissão do cargo de secretário-geral do PS [na noite de domingo], António José Seguro entendeu também renunciar ao Conselho de Estado", acrescentou a mesma fonte.

António José Seguro pediu a demissão da liderança do PS na sequência do resultado das eleições primárias socialistas, as quais perdeu para a candidatura do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa. "O PS escolheu o seu candidato a primeiro-ministro, está escolhido, ponto final", declarou Seguro no discurso em que anunciou cessar funções como secretário-geral deste partido.

O lugar deixado vago por Seguro deverá agora ser ocupado pelo antigo ministro e professor universitário Alfredo Bruto da Costa, que é o membro suplente seguinte indicado pelo PS na lista que foi votada na Assembleia da República no Verão de 2011.

Entre os membros do Conselho de Estado, cinco são eleitos pela Assembleia da República pelo período correspondente à duração da legislatura. Em Agosto de 2011, por acordo entre sociais-democratas e socialistas, foram eleitos Francisco Pinto Balsemão (indicado pelo PSD), António José Seguro (PS), Luís Marques Mendes (PSD), Manuel Alegre (PS) e Luís Filipe Menezes (PSD), ficando como membros suplentes Alfredo Bruto da Costa (PS), José Matos Correia (PSD), Helena Nazaré (PS) e Pedro Lynce (PSD).

Notícia actualizada às 17h10 com a informação sobre a indigitação de Alfredo Bruto da Costa.

Sugerir correcção
Comentar