António Costa considera que o país tem activos para vencer nova era

Candidato às eleições primárias de 28 de Setembro visitou os Açores pela terceira vez em campanha.

O candidato às eleições primárias do PS António Costa afirmou, nos Açores, que o país tem activos para vencer uma nova era, apelando à mobilização conjunta para reconstruir a confiança que o actual Governo quebrou.

"Portugal tem activos que são fundamentais para se inserir e vencer nesta nova era. Portugal tem uma língua, uma diáspora e umas regiões autónomas que lhe dão centralidade neste novo mundo, onde o Atlântico vai ter uma nova centralidade", afirmou António Costa, na apresentação da sua candidatura na ilha de S. Miguel na noite de segunda-feira.

Sem nunca se referir ao adversário nas primárias, António José Seguro, Costa considerou que o pior que o actual Governo fez foi "não só ter paralisado todos, deprimidos todos, dividido todos e dito que não há futuro".

"É essa confiança que é necessário reconstruir. Essa confiança significa uma nova atitude, mais positiva, de mobilização do melhor que há em todos nós, identificar em cada região e sector económico, em cada empresa, em cada pessoa o melhor que todos podemos dar para ajudar a dar a volta a essa crise e relançar o futuro do país", disse o candidato socialista, na sua intervenção no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.

Na terceira deslocação aos Açores durante a corrida à liderança do PS, António Costa sustentou que a competitividade da economia promove-se não com o empobrecimento do país, mas com a qualificação, o investimento na educação, formação profissional e na inovação.

Vincou que os Açores "não são um peso para o país, mas uma enorme mais-valia" e que "o tempo da disputa, da divergência, acabou", sendo agora o tempo da cooperação, porque "Portugal é só um".

Para o presidente do PS/Açores e do Governo Regional, Vasco Cordeiro, o projecto de liderança de António Costa interpreta bem o novo olhar que o Governo da República deve ter para com as regiões autónomas. "Eu não tenho qualquer dúvida em afirmar que a liderança de António Costa nesta grande tarefa de mobilizar o nosso país inclui também as regiões autónomas, considerando-as como um activo do nosso país e não um peso, que pode em cooperação, colaboração também ajudar a recuperar o país", afirmou Vasco Cordeiro.

O dirigente socialista açoriano considerou, por isso, que votar António Costa a 28 de Setembro é "defender os Açores, os açorianos e a autonomia". E enquanto mandatário nacional de Costa desafiou Seguro a vir aos Açores fazer campanha. "Dizemos daqui a Seguro: venha aos Açores. Há aqui povo em menor número e votos, mas é povo que aqui há", disse Carlos César, garantindo que o actual secretário-geral do PS será bem recebido.

Sugerir correcção
Comentar