Portas lidera com Gaspar cortes na despesa do Estado, revela Marques Mendes

Antigo presidente do PSD diz que coordenação conjunta de Portas e Gaspar evita problemas na coligação.

No seu habitual comentário no programa Política Mesmo, da TVI24, Marques Mendes afirmou que o processo que visa cortar quatro mil milhões de euros nas despesas do Estado até ao final de 2014 está a ser liderado politicamente em conjunto pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, e pelo ministro do Negócios Estrangeiros e líder do CDS-PP, Paulo Portas.

Estes dois ministros, ainda segundo Mendes, estão a fazer os contactos bilaterais com os demais ministros para concluírem o processo de reforma do Estado.

Uma decisão que o também Conselheiro de Estado de Cavaco Silva considera “sábia” por parte de Pedro Passos Coelho que assim dá maior cobertura ao ministro das Finanças, envolve mais o CDS-PP e evita problemas na coligação.

O social-democrata condena porém o facto de o processo estar bastante atrasado e nesta altura o Governo ainda está “muito longe” dos quatro mil milhões de euros. “Não me surpreenderia se o prazo para apresentar este programa à troika, no fim de Fevereiro, fosse prorrogado por mais um ou dois meses”, acrescentou.

Marques Mendes revelou ainda que, numa primeira fase, o programa a apresentar à troika não dirá quais as medidas em concreto, mas sim onde se corta e em que sentido.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar