Ana Drago e Pacheco Pereira no Congresso do PS

O Congresso do PS vai contar com seis debates abertos a intervenientes que não militam no partido. No primeiro dia, os trabalhos serão preenchido apenas por estas iniciativas,

Foto
Ana Drago, uma das convidadas para o Congresso do PS Rui Gaudêncio

Ana Drago e Pacheco Pereira vão participar, com o eurodeputado do PS Pedro Silva Pereira, num debate sobre “Socialismo Democrático: que futuro?”, que irá decorrer na manhã de sábado, dia 4 de Junho, durante o 21º Congresso do PS.

O convite feito à antiga deputada do Bloco de Esquerda e dirigente do Movimento Manifesto que integrou a candidatura do Livre/Tempo de Avançar, bem como ao antigo dirigente e agora militante de base do PSD, Pacheco Pereira, surge “na lógica da abertura do PS a várias correntes políticas de modo a que se realize um Congresso sem fronteiras”, explicou ao PÚBLICO Ana Catarina Mendonça Mendes, secretária-geral adjunta do PS.

Ana Catarina Mendonça Mendes destacou que “o futuro do socialismo democrático” no contexto das transformações que se vivem na União Europeia “é uma das questões abordadas na moção do secretário-geral”, António Costa, que foi reeleito este fim-de-semana com 95,3% dos votos dos militantes nas directas. Além de António Costa, foi também eleita Elza Pais como presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas com 88,33% dos votos.

Daí a aposta na realização deste debate, até porque, considera Ana Catarina Mendonça Mendes, “faz sentido que o PS faça a discussão do futuro da sua ideologia num quadro europeu”. O convite a Pedro Silva Pereira para estar na discussão prende-se não só com o facto de ele ser eurodeputado, mas sobretudo por ter sido ele o relator da moção de António Costa, que foi coordenada por Ana Catarina Mendonça Mendes e que contou com a participação de Eduardo Cabrita, João Galamba, João Tiago Silveira, Paulo Pedroso, Pedro Nuno Santos, Porfírio Silva e Rui Santos.

O debate sobre socialismo democrático realiza-se às 11h30 da manhã de sábado dia 4, mas os trabalhos do Congresso começarão às 10 horas com uma intervenção do presidente do partido, Carlos César. O líder do PS, António Costa, só deverá intervir no final do Congresso. Este debate segue-se a cinco previstos para sexta-feira, dois às 17 horas e outros três às 21 horas, todos no Pavilhão da Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

A realização desta série de debates terá sequência no pós-congresso, anunciou ao PÚBLICO a secretária-geral adjunta. Está previsto que “prossigam pelo país, a nível local, debates para formação política dos militantes sobre questões de actualidade como eutanásia, uber, novas formas de regulação, economia social, etc.”

No primeiro dia de trabalhos, haverá também debates com a participação de André Freire, António Pinto Ribeiro e Fátima Proença. Os temas em discurssão serão: “Educação para todos numa sociedade de incertezas”; “Quatro défices da sociedade portuguesa: qualificações, desigualdade, demografia e território”; “Governo de esquerda – a importância das alianças sociais e políticas”; Política Cultural” e Economia  crescimento com salários condignos”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários