Amadorismo de Estado

Os encontros sobre a reforma do Estado foram um exemplo lamentável de displicência política.

A pouco desejável coincidência entre urgência e incompetência é um velho hábito português, que este Governo, apesar de tão sequioso em cortar amarras com os vícios governativos do passado, insiste em preservar.

O que é tanto mais grave quanto é real a urgência em resolver os problemas de um país ainda confrontado com uma crise existencial, algo que a aparente bonança que agora reina nos mercados teima em iludir.

Custa, portanto, a compreender o que leva um vice-primeiro-ministro a convocar os partidos com assento parlamentar para discutir a magna questão da reforma do Estado, para depois se sentar frente-a-frente com as delegações daqueles partidos com o guião da reforma do Estado que apresentou no final de 2013 na mesa, um sorriso e nada de novo para dizer. Tratava-se, ao que parece, de desafiar os partidos da oposição a apresentar “propostas alternativas”. Política-espectáculo, queixou-se o Partido Socialista, falando em “encenações eleitoralistas”. Nem a isso a coisa chega.

Em vésperas da discussão crucial, no Governo, dos cortes que terão de ser apresentados aos credores internacionais, estes encontros sobre a reforma do Estado soaram a uma displicente prova de vida de um vice primeiro-ministro cuja influência no Governo tornou-se inversamente proporcional à sua promoção, em Julho, na hierarquia governativa.

Quem discute a reforma do Estado com a aparente ligeireza de quem escolhe a ementa do pequeno almoço, não consegue entender sequer o quanto os eleitores estão fartos de jogos mediáticos ocos, ao mesmo tempo que a realidade das medidas políticas do Governo acabam invariavelmente por se traduzir em menos dinheiro na carteira. Uma reforma do Estado discute-se a sério, com tempo, com peritos, com rigor. Tempos houve em que Paulo Portas era um político hábil no jogo mediático. Mas até nisso ele parece ter perdido o profissionalismo...

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