Afluência na Madeira era de 17,21% ao meio-dia

Representante da República lembra que há 40 mil eleitores fantasma e que é preciso limpar os cadernos eleitorais.

Foto
Miguel Albuquerque votou de manhã AFP/HELDER SANTOS

A afluência dos eleitores às urnas nas eleições legislativas regionais da Madeira era de 17,21% às 12h, de acordo com a secretaria-geral do Ministério da Administração Interna (MAI). À mesma hora, nas eleições de 2011, a taxa de participação era de 23,47%.

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), João Almeida, adiantou que as eleições estão a decorrer normalmente: "as coisas estão a correr muito bem, há sempre pequenas questões mas, de uma maneira geral, está a decorrer pacificamente e tem-se resolvido todas essas pequenas questões".

Segundo João Almeida, a CNE recebeu 14 queixas até ao final do período campanha eleitoral "mas ontem [sábado] recebeu mais uma".

No entanto, o representante da República, Ireneu Barreto, lembrou que "é preciso cuidado no tratamento dos números, pois, há cerca de 40 mil votantes fantasma”. O responsável salientou que “os cadernos eleitorais não estão devidamente actualizados”, apelando que esta situação seja resolvida para que seja possível ter “números fiáveis sobre a abstenção”.

Estas eleições contam com cerca de 256 mil eleitores e mais duas forças partidárias em relação ao último sufrágio realizado em 2011.

As urnas abriram este domingo às 8h na Região Autónoma da Madeira para os eleitores residentes neste arquipélago poderem escolher os 47 deputados que os vão representar no parlamento regional, e de onde sairá um novo governo.

Onze forças partidárias concorrem às 11.ª eleições legislativas regionais desde 1976, naquela que é a maior participação de forças políticas neste tipo de sufrágio.

Das forças políticas concorrentes à Assembleia Legislativa da Madeira, oito são partidos (PSD, CDS, PND, PCTP/MRPP, BE, JPP, PNR e MAS) e três são coligações: Mudança (PS/MPT/PTP/PAN), Plataforma de Cidadãos (PPM/PDA) e CDU (PCP/PEV).

Sugerir correcção
Comentar