O PS vai propor que uma delegação da Assembleia Legislativa dos Açores se reúna, com a maior brevidade possível, com os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional, para analisar e atenuar o impacto da anunciada diminuição da presença norte-americana na base das Lajes.
“Considerando o papel essencial que os Açores assumem na relevância geoestratégica nacional e na projecção atlântica portuguesa, é fundamental que o Governo da República defina com urgência uma posição clara e inequívoca sobre o processo relativo à base das Lajes”, disse o vice-presidente da bancada socialista, José San-Bento, lamentando que “isto não tem acontecido”.
Intervindo no final da discussão na generalidade do Orçamento dos Açores para 2013, o deputado do PS defendeu esta quinta-feira que, apesar da autonomia constitucional de que a região dispõe, tal matéria compete à soberania nacional. “Compete ao Governo da República liderar as negociações em nome do interesse nacional. É em nome deste mesmo interesse nacional que o Governo da República deve traduzir neste processo negocial as posições legítimas que o Governo Regional dos Açores consensualizou internamente com todos os parceiros envolvidos”, defendeu San-Bento.
Segundo o deputado do PS, a decisão anunciada pelos EUA “acarreta responsabilidades concretas” e “as autoridades americanas têm a obrigação de ponderar as circunstâncias sociais por forma a atenuar os impactos das medidas implementadas”. Agora, decorridos vários meses após declarações de responsáveis do Governo da República sobre a base das Lajes, “impõe-se que este Parlamento tome mais uma iniciativa em defesa da base das Lajes e dos seus trabalhadores”, acrescentou José San-Bento.
Segundo um estudo realizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, com a saída de mais de 400 militares norte-americanos das Lajes, os Açores poderão ser confrontados com um cenário marcado por um impacto de redução em um terço do PIB do concelho da Praia da Vitória, de menos 10% no PIB da ilha Terceira e menos 1,5% do PIB regional.

Comentários