Plataforma continental

Todos os tópicos

O Governo reconhece a importância do estudo do território para “mapeamento” dos potenciais recursos, mas não vê as geociências como prioritárias. Lamento dizer, mas sem geólogos e geofísicos, espécies em extinção no território nacional, não se chega ao “filão”.

  • O Governo reconhece a importância do estudo do território para “mapeamento” dos potenciais recursos, mas não vê as geociências como prioritárias. Lamento dizer, mas sem geólogos e geofísicos, espécies em extinção no território nacional, não se chega ao “filão”.

  • Desde 1974, os portugueses tentaram regressar ao mar duas vezes. Há 40 anos que fugimos do mar. Mas vem aí a reabertura do canal do Panamá e a extensão da plataforma continental. Mesmo sem estratégia, a economia do mar vale 10 mil milhões de euros.

  • Talvez seja difícil acreditar que no fundo do mar, a mil metros, ao largo de Setúbal e da ilha do Faial, repousam seis vacas, ou o que resta delas. Mas, sim, são mesmo vacas. E há razões - científicas - para alguém as ter lançado de navios, borda fora, já mortas e presas a blocos de cimento, há cerca de um ano.

  • A ministra da Agricultura disse hoje que as quebras de produção nos cereais e noutros sectores eram expectáveis e comprometeu-se em assegurar que o remanescente da linha de crédito de 50 milhões de euros será disponibilizado.

  • Estão de partida para uma campanha de quase 50 dias, no navio Almirante Gago Coutinho, da Marinha portuguesa. Destino: uma zona de fractura do fundo do mar, mais de 500 milhas a sudoeste do centro dos Açores. Objectivo: obter mais informação que fundamente a proposta portuguesa de extensão da plataforma continental, que já foi entregue nas Nações Unidas em 2009 mas que ainda pode ser reforçada com novos dados. Nesta terça-feira ao início da tarde, enquanto estão ao largo de Sesimbra nos preparativos finais da campanha, a ministra do Mar, Assunção Cristas, e o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, vão a bordo ver o robô submarino Luso num mergulho de teste.

  • Uma equipa de cientistas da Universidade de Aveiro descobriu quatro espécies de invertebrados marinhos na plataforma continental portuguesa, durante campanhas recentes na costa.

  • O Governo português deve implementar uma “estratégia mais coerente” para proteger os recursos marinhos e a plataforma continental portuguesa, disse o director do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, na semana da conferência Rio+20.

  • Tinha sido criada em 2005, em Dezembro do ano passado foi fundida com outra entidade ligada ao mar e agora vai regressar novamente. A Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), que levou a cabo o projecto que dará jurisdição a Portugal sobre o fundo do mar para lá das 200 milhas náuticas, vai ser reactivada – disse esta sexta-feira ao PÚBLICO o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu.

  • Manuel Pinto de Abreu, de 52 anos, até aqui responsável pelo projecto de alargamento da plataforma continental, entregue nas Nações Unidas em 2009, é o novo secretário de Estado do Mar.

  • Manuel Pinto de Abreu, de 52 anos, até aqui responsável pelo projecto de alargamento da plataforma continental, entregue nas Nações Unidas em 2009, é o novo secretário de Estado do Mar.