Pedro Costa

Todos os tópicos

  • Os realizadores Manoel de Oliveira, Jorge Silva Melo, João Botelho, Teresa Villaverde, Pedro Costa, João Pedro Rodrigues e Sandro Aguilar e os produtores Maria João Mayer (Filmes do Tejo), Pedro Borges (Midas Filmes) e Luís Urbano (O Som e a Fúria) são alguns dos subscritores do comunicado em que a Plataforma do Cinema se "congratula" com o teor da proposta para a nova Lei do Cinema, que foi colocada em discussão pública pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC) no passado dia 1 de Fevereiro.

  • Pedro Costa é o grande vencedor do Curtas Vila do Conde 2011. “O Nosso Homem” foi eleito o melhor filme da Competição Nacional da 19ª edição do certame, que premiou ainda as curtas francesas de Bertrand Mandico, “Boro in the Box”, e Louis Garrel, “Petit Tailleur”, na presença dos seus realizadores.

  • "Aquele Querido Mês de Agosto", de Miguel Gomes, "O Estranho Caso de Angélica" de Manoel de Oliveira e "Ne Change Rien" de Pedro Costa fazem parte das escolhas dos melhores filmes do ano para a revista "New Yorker". "A Religiosa Portuguesa", uma co-produção portuguesa e francesa realizada por Eugène Green, também faz parte da lista de 25 filmes.

  • O realizador português Manoel de Oliveira é o convidado de honra do VI Faial Filmes Fest, um festival de curtas metragens que decorre na Horta, Açores, entre 31 de Outubro e 7 de Novembro. O evento abre a sua competição aos países lusófonos e vai também contar com a presença de realizadores portugueses como Pedro Costa, João Botelho ou Manuel Mozos.

  • Paradoxo 1: o Curtas Vila do Conde chega à maioridade dos 18 anos instalado no sumptuoso Teatro Municipal (nascido de uma restauração do antigo Cine-Teatro Neiva que devia ser estudada como exemplar), e propõe a sua maior programação de sempre em termos de quantidade. A edição 2010 traz nada menos de 18 estreias nacionais a concurso na selecção de curtas, para um total de 43 filmes portugueses — num momento em que, graças a nomes como o incontornável Manoel de Oliveira, Pedro Costa e João Salaviza, se fala internacionalmente do cinema português como nunca antes.

  • Paula Moura Pinheiro estava no Cinema São Jorge como moderadora, a convite da organização do festival de cinema independente IndieLisboa. Mas para os realizadores e produtores presentes no debate Estados Gerais do Cinema Português, ontem, ao final da tarde, Paula Moura Pinheiro é, acima de tudo, a subdirectora da RTP 2. O debate tinha tudo para ser explosivo. E foi - desde o primeiro momento.